Pergentino Holanda

Um olhar para os Legislativos

Mais: A trajetória de Zeca Baleiro em livro

PH

Com a bandeira do Brasil saudamos todos os brasileiros desejando feliz Bicentenário da Independência
Com a bandeira do Brasil saudamos todos os brasileiros desejando feliz Bicentenário da Independência

As eleições para presidente da República, governador e senador historicamente despertam mais as atenções dos eleitores do que as de deputado estadual e federal. E existem explicações para esse interesse maior. A começar que o número de candidatos é bem menor na comparação com os postulantes à Câmara e às Assembleias.

Na propaganda de rádio e TV, os concorrentes ao Executivo e ao Senado não precisam dividir espaço com ninguém do partido ou da coligação.

Na disputa aos Legislativos, são centenas, o que inviabiliza, por exemplo, uma exposição maior de cada postulante, assim como a realização de debates e entrevistas.

Mas isso não significa que a eleição para deputado é menos importante.

Um olhar para os Legislativos...2

Todas as grandes decisões de um país e de um Estado passam pelos parlamentos.

Foram muitas as decisões importantes que a Câmara e o Senado (que, juntos, formam o Congresso Nacional) tomaram na legislatura atual, que se iniciou em 2019 e se encerra em 31 de dezembro. E o mesmo foi feito com a Assembleia Legislativa maranhense.

Sem entrar no mérito das decisões, todas foram relevantes para o país e o Estado. O que demonstra que a escolha dos candidatos aos Legislativos é tão relevante quanto para presidente, governador e senador.

Visões de um Poema Sujo

O fotógrafo Márcio Vasconcelos entra e sai da ilha de São Luís levando e trazendo novidades no seu imenso mural de imagens.

Depois de apresentar a exposição Visões de um Poema Sujo às cidades de São Paulo (Museu AfroBrasil), Goiânia (Galeria Cora Coralina), Paraty (Festival de Fotografia) e Santos (Festival Valongo de Fotografia), a cidade de São Luís recebe este trabalho formado por 90 fotografias influenciadas pela literatura e por toda a vida desse artista que tem um olho no mundo e outro dentro da ilha.

Movimento que levou Vasconcelos a se aproximar do livro Poema Sujo de Ferreira Gullar, escrito no exílio, em 1975, para conectar palavras e imagético na recriação da cidade natal do escritor.

Em Visões de um Poema Sujo seu olhar se debruça sobre as lembranças da infância de Gullar e a musicalidade de sua poesia em cenas do cotidiano da cidade, objetos e pessoas.

A exposição tem concepção e fotografia de Márcio Vasconcelos, curadoria de Diógenes Moura e textos de Diógenes Moura e Celso Borges. A abertura será no dia 13 de setembro, às 19h30, na Lima Galeria, avenida dos Holandeses, Calhau.

O fotógrafo Márcio Vasconcelos na companhia do curador Diógenes Moura e de duas damas da fotografia brasileira, as fotógrafas Nair Benedicto e Elza Lima, na abertura da exposição Visões de um Poema Sujo, durante o Festival Valongo, em Santos (SP)
O fotógrafo Márcio Vasconcelos na companhia do curador Diógenes Moura e de duas damas da fotografia brasileira, as fotógrafas Nair Benedicto e Elza Lima, na abertura da exposição Visões de um Poema Sujo, durante o Festival Valongo, em Santos (SP)

 Flexibilização das perícias médicas do INSS

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Medida Provisória (MP) 1.113/2022, que altera regras de análise e concessão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A norma havia sido aprovada pelo Senado no início do mês passado.

Segundo o texto aprovado por senadores, fica dispensada a passagem por perícia médica federal para requerimentos de auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).

Dessa forma, o Ministério do Trabalho e Previdência vai definir as condições para a dispensa do exame. Ele definirá quando a concessão do auxílio por incapacidade temporária estará sujeita à análise documental, incluídos atestados e laudos médicos.

Esse modelo foi usado nos últimos dois anos (2020 e 2021) devido a restrições causadas pela pandemia de covid-19.

A trajetória de Zeca Baleiro em livro

Em seu quinto livro, o cantor e compositor maranhense Zeca Baleiro apresenta ao público um recorte de sua trajetória.

Em Memórias do Estaleiro (e Outras Memórias Mais) (Editora Ponto de Bala), ele traz histórias e imagens que organizam os acontecimentos posteriores ao lançamento de seu primeiro disco, Por Onde Andará Stephen Fry? (1997).

Com a obra, os admiradores do músico terão em mãos um material que retrata momentos importantes do início da carreira de Baleiro, como sua mudança de São Luís para São Paulo e o reconhecimento de seu trabalho por parte do público.

Ontem, ele fez o lançamento do livro no auditório do Festival Internacional Literário de Gramado, na Serra Gaúcha, com sessão de autógrafos.

 DE RELANCE

Mestrado em Direito na UNDB

São Luís se tornou por dois dias a capital do Direito Internacional, ao sediar o I Seminário Internacional de Direito, Inovação e Políticas Públicas.

O evento foi promovido pelo Programa de Mestrado Interdisciplinar (MINTER) em Direito do Centro Universitário UNDB, em parceria com a PUCRS, e contou como palestrantes, com renomados juristas e docentes do Direito do Brasil, Portugal, Itália e Espanha.

A Reitora da UNDB, Profa. Dra. Ceres Murad abriu o evento, lembrando que o Curso de Direito da UNDB está prestes a fazer 20 anos com resultados expressivos, a exemplo dos quatro selos “OAB Recomenda” e considerado o segundo melhor curso de Direito com mais de 100 alunos segundo o Enade Brasil.

A Reitora da UNDB Profa. Dra. Ceres Murad em seu discurso na abertura do Seminário Internacional enalteceu os profissionais do Direito e seu relevante papel para a evolução da sociedade, desejando entusiasmo para os alunos e profissionais da área jurídica
A Reitora da UNDB Profa. Dra. Ceres Murad em seu discurso na abertura do Seminário Internacional enalteceu os profissionais do Direito e seu relevante papel para a evolução da sociedade, desejando entusiasmo para os alunos e profissionais da área jurídica

Mestrado em Direito na UNDB...2

No Auditório Dom Bosco Exponencial foram debatidos algumas das questões mais impactantes da atualidade; a exemplo da aula magna que abriu o Seminário, proferida pelo Prof. Dr. Carlos Blanco de Morais, da Universidade de Lisboa.

Ele trouxe reflexões sobre as restrições dos direitos fundamentais no contexto da pandemia.

Segundo Blanco de Morais, nenhum país estava preparado, à luz do Direito, para enfrentar uma pandemia como a da Covid19.

O Presidente do TJMA, Desembargadot Paulo Velten Pereira com o Desembargador Federal Ney Bello Filho, Diretor do Curso de Direito da UNDB
O Presidente do TJMA, Desembargadot Paulo Velten Pereira com o Desembargador Federal Ney Bello Filho, Diretor do Curso de Direito da UNDB

Mestrado em Direito na UNDB...3

Outros temas como políticas de privacidade e vigilância no ambiente digital; a liberdade de expressão na internet; discursos de ódio e fake news; transformação digital; o Judiciário e a Democracia, entre outras pautas foram debatidos pelos palestrantes convidados.

Nomes de expressão do Direito, como a Dra. Vera Lúcia Raposo e Dr. Paulo Mota Into, ambos da Universidade de Coimbra; Dr. Marco Olivetti, da Universidade Lumsa de Roma e Dr. José Antonio Montilla Martos, da Universidade de Granada/Espanha.

Do Brasil participaram o Des. Dr. Ney Bello Filho; Prof. Ingo Sarlet e Prof. Eugênio Facchini (PUC RS); e as professoras da UNDB Amanda Thomé e Heloisa Medeiros.

Homenagem a São Luís

“A música e o piano são meu lugar de fala, onde consigo me conectar com as pessoas da forma mais natural. Isto pra mim é sagrado!”, analisa o pianista Fellipe Fernandes, fazendo um paralelo com sua conexão com São Luís em seu primeiro single lançado no YouTube.

Em formato preto e branco, com gravações que vão da Avenida Litorânea ao Centro Histórico da capital maranhense, passando por imagens no palco do Teatro Arthur Azevedo, o clipe de “Contraste” é uma homenagem do musicista de origem pernambucana à cidade que tão bem o acolheu.

Suspensão de postagem

Decisão assinada pela ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou que a rede social Instagram remova em até 48 horas um vídeo que associa o candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) à agressão física contra mulheres.

Na publicação, Ciro aparece dançando uma marchinha de carnaval cuja letra diz: “Vou começar a bater em mulher”.

Em representação, o PDT alegou que a montagem faz alusão a uma suposta agressão sofrida pela ex-mulher de Ciro, a atriz Patrícia Pillar, há mais de 20 anos.

O partido disse que “a referida fake news é sempre ressuscitada, de forma ardilosa e vil, em períodos eleitorais” e frisou que a própria atriz já desmentiu inúmeras vezes a ocorrência de qualquer violência de Ciro contra ela.

Pesca de surubim proibida

De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, a pesca do pintado será proibida em todo o país a partir de 5 de dezembro deste ano. A espécie Pseudoplatystoma corruscans foi incluída na lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção, na categoria Vulnerável.

Segundo a analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Carla Polaz, o pintado foi incluído na lista de espécies ameaçadas porque suas populações foram reduzidas em até 30% no país, em algumas bacias mais como a do Rio São Francisco e do alto Rio Paraná, e em outras bacias menos, como na do Pantanal.

O surubim ou pintado é um peixe de couro de grande porte que pode medir até 1,5 metro e pesar até 50 quilos. Ele é encontrado na bacia do Rio São Francisco e na bacia do Rio da Prata, que engloba vários países. É um peixe de importância pesqueira, principalmente no Pantanal, e muito apreciado na pesca esportiva.

Documentário sobre “Donana”

A TV Assembleia celebrará os 410 anos de fundação de São Luís com a estreia de especial que resgata a trajetória de uma das personagens mais emblemáticas da história da cidade: Ana Joaquina Jansen Pereira.

O documentário ‘Me chame Donana Jansen’ terá primeira exibição, de forma simultânea, na emissora e em seu canal no Youtube, nesta quinta-feira (8 de setembro, aniversário da cidade), às 20h.

A produção, idealizada pelo diretor de Comunicação da Assembleia Legislativa, jornalista Edwin Jinkings, que também assina a direção-geral, festeja a cidade jogando luz sobre aspectos diferenciados da vida da protagonista.

No Spazio Mateus, da Cohama, Luciano Gomes degustando um vinho tinto de boa safra com a amiga Kátia Ribeiro
No Spazio Mateus, da Cohama, Luciano Gomes degustando um vinho tinto de boa safra com a amiga Kátia Ribeiro

Para escrever na pedra:

“Se tens um coração de ferro, bom proveito. O meu, fizeram-no de carne, e sangra todo dia”. Do escritor português José Saramago, Prêmio Nobel de Literatura.

TRIVIAL VARIADO

O Terminal de Integração da Praia Grande é o segundo o projeto cultural “História em Movimento – Exposição Histórica e Fotográfica nos Terminais de Ônibus.

No assunto: a exposição fotográfica itinerante semanal já passou pelo Terminal da Cohama, primeiro local a receber o projeto, e fica no Terminal da Praia Grande até 11 de setembro, próximo domingo. 

Tem mais: na exposição é possível ver diversos temas que compõem o dia a dia de São Luís e seus moradores como bairros, futebol, ruas, cultura, religiosidade, patrimônio histórico, transportes e natureza.

Em tempo: o projeto é um presente histórico e cultural para população usuária de transporte público em homenagem aos 410 anos da cidade São Luís.

É grande a expectativa em Imperatriz, em torno da visita que fará amanhã àquela cidade, o empresário Clovis Tramontina. Ele fará uma palestra sobre “Paixão, Força e Coragem” com memórias de sua trajetória pessoal e profissional no comando da empresa Tramontina.

A propósito: o evento é fruto da parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII) e o Sindicato do Comércio Varejista (SINDICOM). Após a palestra, haverá uma sessão de autógrafos da biografia de Clovis Tramontina.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.