Pergentino Holanda

Sistema Fiema na Fecoimp 2022

Mais: O flamenco de María Pagés

PH

Lider empresarial dos mais admirados e aplaudidos desta cidade, Claudio Donizete Azevedo é o aniversariante do primeiro dia de setembro e vai reunir amigos para comemorar a data
Lider empresarial dos mais admirados e aplaudidos desta cidade, Claudio Donizete Azevedo é o aniversariante do primeiro dia de setembro e vai reunir amigos para comemorar a data

As entidades do Sistema Fiema estarão presentes na Fecoimp 2022, que ocorrerá de 21 a 24 de setembro, no Centro de Convenções de Imperatriz.

Os preparativos referentes à programação, estande e participação na feira começaram a ser discutidos pelos gerentes das unidades. 

A Fecoimp, que está em sua vigésima edição, é a maior feira de negócios multissetorial do Maranhão, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII).

A feira movimenta a cidade, a economia regional e tem como objetivo integrar e divulgar o fomento ao comércio e à indústria na região.

Palestra do “Cidadania e Leitura”

Foi um grande sucesso a palestra “A importância da leitura e da biblioteca na construção da cidadania”, promovida pelo projeto “Cidadania e Leitura”, na sede da Biblioteca Comunitária Elisangela Cardoso, na Vila Embratel, na última terça-feira.

“É importante conversar com a comunidade para sensibilizá-la sobre a relevância de um espaço de conhecimento como este, que estará à disposição de todos. E mostrar o livro como um grande aliado para expandir a visão e impulsionar mudanças”, ressaltou a palestrante Leoneide Maria Brito Martins, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Como parte da etapa de formação e sensibilização, a palestra reuniu mediadores, pais e professores que apoiarão a Biblioteca.

“O livro é fundamental na construção do cidadão e cidadã conscientes. Por isso, promovemos esse momento com a comunidade, para reforçar o sentimento de pertencimento”, afirmou a coordenadora do projeto, bibliotecária Rosa Maria Ferreira Lima.

A inauguração da Biblioteca Comunitária Elisangela Cardoso está prevista para ocorrer no dia 19 de setembro, com programação diversificada. O espaço é fruto da parceria entre a Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB) e a Pastoral do Menor da Vila Embratel, com apoio da Lei Rouanet.

Brava gente brasileira

Já raiou a liberdade no horizonte do Brasil, é verdade. Mas, duzentos anos depois daquele grito famoso do primeiro Pedro da nossa História, cena que o segundo Pedro mandou um terceiro Pedro pintar a óleo para homenagear o pai – ainda que historiadores irreverentes digam ter sido apenas um grito de cólica intestinal –, os filhos desta pátria amada e idolatrada ainda não podem ver contente a mãe gentil, nem estar eles próprios contentes, porque muitos passam fome, outros tantos suplicam ajuda em cartazes de papelão nas esquinas das grandes cidades, alguns mais desesperançados habitam marquises e cracolândias.

A maioria da população, porém, continua lutando bravamente para construir um país digno e uma vida melhor.

Um foco de luz numa das jovens senhoras mais bonitas da sociedade maranhense: Teresa Rocha
Um foco de luz numa das jovens senhoras mais bonitas da sociedade maranhense: Teresa Rocha

O flamenco de María Pagés

Pena que São Luís tenha ficado fora do roteiro da segunda passagem pelo Brasil da espetacular bailarina e coreógrafa espanhola María Pagés, pupila do lendário Antonio Gades, cujos movimentos de seu flamenco aplaudi em Madri e Barcelona.

Com as vestimentas características e os clássicos passos da dança, o espetáculo Una Oda al Tiempo busca valorizar a estética e a sonoridade dessa cultura.

A proposta é, além disso, refletir sobre as transformações que o tempo faz recair sobre os corpos.

Pagés veio ao Brasil acompanhada por oito bailarinos e sete músicos.

Uso de máscara virou coisa rara

O uso de máscaras tem sido cada vez menor entre os maranhenses. O item, até pouco tempo indispensável no vestuário mundial, vem sendo negligenciado por boa parte da população não somente no Maranhão como em todo país.

O recente estudo realizado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) ouviu pessoas de todo o Brasil, sendo 26% da região Nordeste.

Para quem anda de ônibus, o relaxamento no uso das máscaras não é novidade. A maior parte das pessoas não está usando.

O número de pessoas com máscaras diminuiu muito dentro dos ônibus. De 20 pessoas que estão a bordo, mais da metade não mais usa máscara.

Mesmo com a baixa adesão sentida no dia a dia, a pesquisa da CNI mostrou que os coletivos ainda são os ambientes em que as pessoas mais usam o item, mantido por cerca de 55% dos escutados.

DE RELANCE

Rock in Rio

Muitos maranhenses estão a caminho do Rock in Rio, que começa oficialmente nesta sexta-feira, com a apresentação de artistas como Criolo, Sepultura e Ferrugem.

Quem ficou, não precisa lamentar, pois a Rede Globo (TV Mirante) vai exibir compactos dos melhores momentos de cada dia.

Sob o comando de Marcos Mion, o programa será transmitido sempre à noite: quintas e sextas, logo após Conversa com Bial. Aos sábados, após Altas Horas, e aos domingos, depois de Vai que Cola.

Samba do Pinto

Neste sábado tem “Samba do Pinto” no Illa Gastrobar (Calhau). A programação começa às 21h. Segundo o idealizador do projeto, Mário Júnior, será uma linda roda de samba e pagode no formato 360º.

“Vamos reunir os melhores grupos da ilha e vários convidados especiais. A cidade toda já está no clima da festa, o que nos deixa super felizes e entusiasmados para entregar uma experiência ainda melhor”, pontua Mário Júnior.

O evento contará com a presença de Pagode do Ivan, Feijoada Completa e as participações do Vamu di Samba, Samba de Reis, Dois é Bom, Alvinho, Diana Alencar, os Parcas, Mário Filho e muito mais.

‘Agosto Lilás’ em Paço

A campanha ‘Agosto Lilás’ no município de Paço do Lumiar foi encerrada na noite de quarta-feira, na Praça da Família, no bairro Maiobão, com a apresentação do espetáculo ‘Pão com Ovo’, da Companhia Santa Ignorância.

Organizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos por meio da Coordenação da Mulher, o evento complementou as ações de combate à violência contra a mulher, tema tratado com seriedade pela prefeita Paula Azevedo.

 O cronograma de políticas públicas para a mulher em Paço do Lumiar inclui atividades realizadas não apenas em agosto, mas ao longo de todo o ano.

Paula Azevedo conseguiu algo inédito, levando a discussão desse tema a públicos nunca antes alcançados.

Bandeira verde

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) manterá a bandeira verde em setembro para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Com a decisão, não haverá cobrança extra na conta de luz pelo quinto mês seguido.

A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril deste ano. Segundo a Aneel, na ocasião, a bandeira verde foi escolhida devido às condições favoráveis de geração de energia.

Caso houvesse a instituição das outras bandeiras, a conta de luz refletiria o reajuste de até 64% das bandeiras tarifárias aprovado no fim de junho pela Aneel. Segundo a agência, os aumentos refletiram a inflação e o maior custo das usinas termelétricas neste ano, decorrente do encarecimento do petróleo e do gás natural nos últimos meses.

Amaro Santana Leite colocando as conversas em dia com o restauranteur Reges Fialho no Cabana do Sol, que esta semana iniciou uma reforma na Ponta do Farol
Amaro Santana Leite colocando as conversas em dia com o restauranteur Reges Fialho no Cabana do Sol, que esta semana iniciou uma reforma na Ponta do Farol

Limitação em presídios

Foi aprovado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) uma recomendação para limitar a entrada de magistrados no sistema prisional.

A medida foi tomada após o surgimento de uma denúncia sobre a visita de um desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) ao ex-governador Sérgio Cabral, que está preso na capital fluminense.

Limitação em presídios...2

De acordo com a indicação, os juízes que não são responsáveis pela fiscalização do sistema penitenciário só poderão entrar em presídios com autorização da presidência do tribunal.

Além disso, a norma diz ainda que o presidente do CNJ recomenda que as autoridades judiciais que não estejam investidas de competência para a execução penal, ou para a corregedoria de unidade prisional, apenas ingressem em estabelecimento penal valendo-se da condição de magistrado ou magistrada após comunicação prévia e formal e autorização da presidência do respectivo tribunal.

Robótica competitiva

Depois de participar da FIRST® LEGO® League International Open Brazil, powered by SESI, pela primeira vez este ano, alunos do SESI Maranhão já se preparam para a próxima temporada da competição.

Em 2022 o tema foi sobre logística e em 2023 será sobre energia.

Os estudantes irão concentrar sua solução robótica sobre a geração, armazenagem, distribuição e consumo de energia. E os treinos já começaram.

Alumínio

A Fiema, o Sebrae e a Fecomércio promovem uma reunião, nesta quinta-feira, que tratará de um projeto de articulação, compreensão e conexão para o desenvolvimento da cadeia produtiva do alumínio no Maranhão, em virtude da retomada das atividades da Fábrica de Redução da Alumar.

A reunião será realizada na Fecomércio.

Na ocasião serão expostas ideias para construção de um projeto conjunto, com ações a serem executadas por diversas entidades públicas e privadas, ligadas ao setor produtivo.

Dino de 230 milhões de anos

Uma equipe internacional de paleontólogos liderada pelo Instituto Politécnico e a Universidade Estadual da Virgínia (EUA), com participação de um cientista brasileiro, encontrou na região norte do Zimbábue um fóssil de dinossauro que está entre os mais antigos já vistos pelo mundo.

Em escavações que ocorreram de 2017 a 2019, o dinossauro que recebeu o nome de Mbiresaurus raathi, chamou a atenção por seu estado de preservação. Segundo os cientistas, ele é tão antigo quanto os mais antigos já encontrados, que têm cerca de 230 milhões de anos.

A descoberta foi publicada ontem na revista científica Nature.

Trata-se de um sauropodomorfo (um dinossauro de pescoço comprido), com cerca de 1m83cm de comprimento e uma cauda longa. O esqueleto do mais antigo dinossauro já encontrado na África encontra-se quase completo, faltando apenas algumas partes do crânio e de uma pata dianteira.

Mesas na Wine Celebration

Restando pouco menos de 40 dias para sua realização, a procura por mesas da Wine Celebration 2022 segue aquecida. O evento vai acontecer no dia 7 de outubro, às 21h, na Palazzo Eventos (Araçagi), em regime all inclusive

A expectativa é que esse movimento aumente consideravelmente nos próximos dias, sobretudo no pós-feriado da Independência do Brasil.

A central de vendas da AMZ Company, empresa que assina o evento, contabiliza próximo de 60% das mesas já comercializadas.

Um fato que chamou bastante atenção dos produtores foram os inúmeros contatos de enófilos de outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal, que não deixaram para a última hora a aquisição dos seus acessos.

Para escrever na pedra:

“Quanto melhor é uma pessoa, mais difícil se torna suspeitar da maldade dos outros”. De Cícero.

TRIVIAL VARIADO

Nesta data, em 1886, nasceu a pintora paulista Tarsila do Amaral. Abaporu e Operários estão entre suas obras mais caras e famosas. Em 1969, fez sua estreia o Jornal Nacional, da Rede Globo que, no Maranhão, era em rede com a TV Difusora. Depois passou para a TV Mirante,

Lógica de criança inteligente. A professora pergunta ao aluno: “ Joãozinho, onde são encontrados os elefantes?” Ele pensa um pouco e responde: “São uns bichos tão grandes que acho impossível alguém perder um”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.