SÃO LUÍS - No dia 5 de setembro às 19h, ocorrerá a abertura da “Exposição Material Imaterial no casarão Azul” no Casarão Azul situado na Rua Humberto de Campos. Contará com o trabalho dos alunos da extensão em Processos Fotográficos Alternativos, será um projeto ofertado departamento de artes visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenado pelo professor Dr. Pablo Sérvio.
Na extensão os alunos licenciados em artes visuais aprendem algumas técnicas como cianotipia, o marrom van dyke e outras. Usam papel e tecido como suporte para estudar. Investigam todas as possibilidades artísticas que provocam reações químicas que alteram as cores dos pigmentos e são chamadas de viragens.
Com o domínio de conhecimento e as habilidades, os participantes foram provocados, em época de revoluções digitais quase todos experimentam a fotografia por meio de telas de celulares e computadores. A materialidade da imagem surge de pigmentos gestados nas reações de fotoquímicas sobre papel e tecido como suporte, com suas texturas e cores dão uma nova vida às imagens.
As temáticas que foram provocadas giraram em torno de conceitos abstratos e imateriais como memória, sentimentos e esperanças. Essa reflexão é sobre a materialidade das imagens que foram produzidas no laboratório.
Foram incentivados a construir e reproduzir as imagens que lembrem as reflexões sobre as memórias que os fortalece e a esperança que os movimentam. Tiveram que criar fotogramas que representassem a relação que tinham com quatro sentimentos primordiais, sendo eles o medo, tristeza, raiva e alegria. Também homenagearam pessoas que consideram seus pilares.
Exposição Material Imaterial no Casarão Azul







Saiba Mais
- Exposição transforma sucata em memória, resistência e arte popular
- Obra de escritor maranhense inspira exposição em Portugal
- Museu Itinerante da Amazônia chega a São Luís
- Exposição gratuita no Fórum de São Luís convida público a refletir sobre proteção de crianças e adolescentes
- Exposição fotográfica celebra a cultura indígena em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.