Exposição

Exposição 'Material Imaterial' é aberta no Casarão Azul, no Centro de São Luís

O projeto ocorrerá na segunda feira (5), no Casarão Azul.

Na Mira, com informações da assessória

Atualizada em 31/08/2022 às 17h36
Exposição Material Imaterial no casarão Azul.
Exposição Material Imaterial no casarão Azul. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - No dia 5 de setembro às 19h, ocorrerá a abertura da “Exposição Material Imaterial no casarão Azul” no Casarão Azul situado na Rua Humberto de Campos. Contará com o trabalho dos alunos da extensão em Processos Fotográficos Alternativos, será um projeto ofertado departamento de artes visuais da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Coordenado pelo professor Dr. Pablo Sérvio.

Na extensão os alunos licenciados em artes visuais aprendem algumas técnicas como cianotipia, o marrom van dyke e outras. Usam papel e tecido como suporte para estudar. Investigam todas as possibilidades artísticas que provocam reações químicas que alteram as cores dos pigmentos e são chamadas de viragens.

Com o domínio de conhecimento e as habilidades, os participantes foram provocados, em época de revoluções digitais quase todos experimentam a fotografia por meio de telas de celulares e computadores. A materialidade da imagem surge de pigmentos gestados nas reações de fotoquímicas sobre papel e tecido como suporte, com suas texturas e cores dão uma nova vida às imagens.

As temáticas que foram provocadas giraram em torno de conceitos abstratos e imateriais como memória, sentimentos e esperanças. Essa reflexão é sobre a materialidade das imagens que foram produzidas no laboratório. 

Foram incentivados a construir e reproduzir as imagens que lembrem as reflexões sobre as memórias que os fortalece e a esperança que os movimentam. Tiveram que criar fotogramas que representassem a relação que tinham com quatro sentimentos primordiais, sendo eles o medo, tristeza, raiva e alegria. Também homenagearam pessoas que consideram seus pilares.

Exposição Material Imaterial no Casarão Azul

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.