São João 2022

Brilho, encantos e emoções marcaram a primeira noite no Arraial da Cidade nessa sexta-feira (10), na praça Maria Aragão

Organizado pela Prefeitura de São Luís, o arraial recebe mais atrações neste sábado (11) e domingo (12).

Publipost/Prefeitura de São Luís

Atualizada em 11/06/2022 às 11h49
Grupos juninos animaram o primeiro dia do Arraial da Cidade. Foto: Maurício Alexandre/Divulgação.
Grupos juninos animaram o primeiro dia do Arraial da Cidade. Foto: Maurício Alexandre/Divulgação.

SÃO LUÍS - Após dois anos em pausa, devido às restrições sanitárias no período mais crítico da pandemia de Covid-19, as cores do São João voltaram a dar o tom na capital. 

Em entrevista ao portal Imirante.com, que realizou a transmissão ao vivo do Arraial da Cidade, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, em companhia da primeira-dama, Graziela Braide, destacou a força de ver a emoção do São João de volta, com o espaço de shows repleto de pessoas.

"O sentimento é de alegria. De esperança [...] nós escolhemos chamar o São João de 'Festa do coração', que é a festa que nos motiva; que nos traz alegria; que nos traz emoção", disse o prefeito.

Telões com captação de imagens simultâneas, em alta definição e espaços temáticos, descentralizados, deram a ambientação necessária para acompanhar, com entusiasmo, as apresentações dos grupos juninos.

Um dos estandes, focado em apresentações de grupos de forró pé-de-serra, trouxe aconchego às plateias menores. Clássicos de Luiz Gonzaga e Dorgival Dantas animaram o passo dos dançantes de forró, animados com a intimidade propiciada pelo novo espaço.

Oito atrações, ao longo da noite, subiram ao palco. Grupos juninos consagrados, como o Boi Pirilampo, o Boi de Santa Fé e o Boi da Maioba foram alguns dos mais aguardados pelo público, que não deixou de curtir, com empolgação, a típica atmosfera de São João encontrada em São Luís.

O brincante Raunyr dos Santos ressaltou a saudade como uma das emoções mais profundas ao retornar às festividades juninas.

"O que me motivou foi a saudade do São João. Dois anos sem festa, parados, e hoje nós podemos nos encontrar, aqui, já, mais seguros, com as vacinas e as doses de reforço. O que resume, hoje, essa festa, é matar a saudade", disse.

Público lotou a Praça Maria Aaragão para assistir aos espetáculos. Foto: Ariosvaldo Baeta/Divulgação.
Público lotou a Praça Maria Aaragão para assistir aos espetáculos. Foto: Ariosvaldo Baeta/Divulgação.

Apresentações especiais

O Tambor de Crioula de Apolônio subiu ao palco, às 18h, abrindo alas para as atrações. O toque firme das percussões e o bailado das saias deram boas-vindas ao público. Em seguida, o boi Encanto da Ilha deu o primeiro passo para os grupos de bumba meu boi, com destaque para letras que ressaltam aspectos das riquezas naturais encontradas em São Luís.

O Grupo Cazumbá, com o toque delicado de um violino e orquestrações de beleza singular, levaram os olhos dos brincantes à dançar, com coreografias bem executadas e o uso de luzes na composição cênica.

Às 21h, as meninas do Lamparina, com um repertório de clássicos do cancioneiro de São João, do Maranhão e do Brasil, levantou a plateia. Das toadas aos frevos, ninguém ficou de fora da alegria.

O tradicional Boi de Axixá encheu de beleza, durante quase 1h, os brincantes, que, com euforia, cantavam as toadas orquestrais. A coreografia e as indumentárias se destacaram junto aos clássicos do grupo. A toada 'Bela Mocidade' recebeu o auxílio luxuoso do coro de vozes presentes.

A presidente do boi de Axixá, Leila Naiva, disse ao Imirante que a felicidade não lhe faltou, com a volta das festas juninas.

"A gente tá aqui, morrendo de felicidade, porque a gente pode voltar agora, depois de dois anos", comentou.

O Boi de Santa Fé subiu ao palco em seguida, mostrando toda a sua tradição, com um dos melhores trajes observados ao longo da noite. A apresentação, marcada pela imponência e a força do elemento percussivo, capturou a atenção do público.

O Boi Pirilampo e o Boi da Maioba fecharam a noite, em apresentações notáveis pela paixão dos brincantes, que acompanham as clássicas toadas com paixão.

E o Arraial da Cidade continua

Neste sábado (11), a praça Maria Aragão recebe atrações, em um final de semana repleto de belezas e reencontros.

Veja a programação deste fim de semana

11 de junho (sábado)

  • 18h - Quadrilha Mirim Mocinha do Sertão 
  • 19h - Cacuriá de Vila Goreth
  • 20h - Bumba Meu Boi de Leonardo 
  • 21h - Show Daffé - Tributo a Papete 
  • 22h - Baile de Caixa 
  • 23h - Bumba Meu Boi Nina Rodrigues 
  • 0h  - Bumba Meu Boi de Maracanã
  • 01h - Boi Barrica

 

12 de junho (domingo)

  • 18h - A lenda do Bumba Meu Boi
  • 19h - Cacuriá Mirim Rabo de Saia
  • 20h - Dança Portuguesa Império de Lisboa
  • 21h - Show Tereza Canto 
  • 22h - Boi Novilho da Ilha 
  • 23h - Bumba Meu Boi Brilho da Ilha
  • 0h  - Bumba Meu Boi de Apolônio 
  • 01h - Bumba Meu Boi da Pindoba

 

Barracão do Forró 

Sábado (11) 

  • Seu Raimundinho e Forró Pé no Chão, em seguida Cheiro da Terra

 

Domingo (12) Dia dos Namorados

  • Forró Pé de Serra Bom Demais e Forró Pegado

 

Veja a galeria de fotos. As imagens são de Ariosvaldo Baeta, Maurício Alexandre e Thiago Ribeiro:

Veja como foi a 1ª noite do Arraial da Cidade

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.