Troca de Ideia

Estudantes da Escola de Cinema do MA e o videoclipe de “Bye”

Festa de lançamento do videoclipe de Bye, de Lucca Trutta, Deon, Yan Kaminski, direção de Vitória Campos, ocorrerá no Casarão Mestre Cana, a partir das 19h, com pocket show e discotecagem.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 04/04/2024 às 09h08

Aprender e vivenciar a prática cinematográfica: um dos objetivos centrais da primeira turma de “Produção de Videoclipe” da Escola de Cinema do Maranhão, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), realizada entre os meses de dezembro de 2023 e março de 2024. Para marcar o encerramento do curso, será realizada uma cerimônia de lançamento do videoclipe de “Bye”, dos artistas maranhenses Lucca Truta, Deon e Kaminski - produzido pelos próprios alunos da turma. O trio, acompanhado de VITÓRIA CAMPOS, diretora do videoclipe de BYE, nessa terça-feira (2/4), no PLUGADO, na MIRANTE FM, no quadro TROCA DE IDEIA.

Yan Kaminski, Deon e Lucca Trutta. Foto: Escola de Cinema do Maranhão
Yan Kaminski, Deon e Lucca Trutta. Foto: Escola de Cinema do Maranhão

Festa de Lançamento

O encerramento do curso de “Produção de Videoclipe” ocorrerá em cerimônia fechada nesta quinta-feira (4), na Sala Cinema SESC, na Av. Silva Maia, 164, no Centro de São Luís, a partir das 18h.

No mesmo dia, em evento aberto ao público, será realizada uma festa de lançamento do clipe de “Bye”, a partir das 19h, no Casarão Mestre Cana (localizado na Rua Portugal, 58, também no Centro).

A turma contou com orientação dos professores Jéssica Lauane, Paula Beatriz e Walber Sousa, que destacaram a importância da oferta do curso gratuito para interessados em desenvolver a prática audiovisual e cinematográfica. 

“Foram meses de muito aprendizado onde os alunos conheceram mais do universo do cinema, setores do audiovisual e aprenderam na prática a como realizar videoclipes. Obrigado a todos os alunos e parceiros que passaram por essa primeira turma. Viva o cinema!”, ressaltaram os professores.

Para Vitoria Thalita Campos Coelho, estudante de jornalismo na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e diretora do videoclipe de “Bye”, a experiência de participar da produção de um clipe e ainda poder dirigi-lo foi um momento ímpar, impulsionando sua trajetória no meio audiovisual.

“A experiência de participar desta oficina foi incrível, porque eu pude confirmar o que eu já sabia, mas tinha medo de prosseguir, que é o audiovisual. Ser diretora foi muito bom, porque eu estou propagando uma história pra várias pessoas e fez com que abrisse diversos caminhos pra mim, do audiovisual à fotografia. Eu sempre quis trabalhar com cinema, que sempre foi meu refúgio e a oficina confirmou tudo que eu queria profissionalmente. Só tenho a agradecer pela Escola de Cinema, aos professores incríveis e a todos que participaram da produção do clipe. Eu me sinto totalmente orgulhosa pelo trabalho”, comemorou a diretora.

Além das referências a São Luís – com gravações em diversos pontos da cidade –, outro destaque marcante do videoclipe de “Bye” é a celebração ao ritmo regueiro por meio de uma homenagem feita para à DJ Nega Glicia, pioneira do reggae feminino no Maranhão, que morreu no último mês de fevereiro, aos 46 anos.

Bye”, de Lucca Truta, Deon e Kaminski

A música “Bye” conta com três artistas que também integraram a Escola de Cinema do Maranhão: Lucca Truta, Deon e Kaminski. A faixa surgiu como uma homenagem aos encontros do trio em shows na capital maranhense e, também, como forma de referenciar a cultura hip-hop e, claro, a Ilha de São Luís.

“’Bye’ carrega a musicalidade que a gente tem como referência e que a nossa cidade também tem como referência. A gente procurou utilizar elementos do afrobeat, do reggae e uma base de piano, sem deixar de lado de onde a gente veio: que é a cultura hip-hop e o rap. A carga que essa música traz é justamente de vivências que cada um de nós como artistas tem. Experiências que nós temos em nossas vidas e, ao mesmo tempo, ser um som que consiga atingir o máximo de pessoas possíveis e que elas se identifiquem com isso também”, detalha Kaminski.

Para Deon, a experiência de gravar o videoclipe foi algo totalmente novo em sua carreira. “A gente ficava fascinado porque nenhum de nós tinha visto tanta gente de trás de uma câmera, ou tanta iluminação. Foi algo muito massa. E a equipe conseguiu representar muito fielmente o que a gente imaginava [na nossa letra]. Foi tudo perfeito e o clipe ficou muito lindo”, parabenizou o artista.

Lucca Truta acrescenta que a expectativa é que a produção possa alcançar novos públicos dentro da cena cultural de São Luís e que amplie o debate tanto sobre o rap feito no Maranhão, quanto sobre a pluralidade cultural e cinematográfica existente no território maranhense.

“O clipe de ‘Bye’ é tocante, dançante e fala sobre a animação, as danças, os rolês que acontecem na noite de São Luís. Nossa intenção é poder atingir outros públicos e referenciar ainda mais a nossa cultura. Que possamos, também, estimular as pessoas a conhecerem os rolês que mostramos dentro do clipe e mostrar ao público de fora do nosso estado qual é a nossa cultura e como é o nosso estilo”, finalizou Lucca Truta.

Exibição Videoclipe Bye

Além da exibição do videoclipe de “Bye”, a festa de lançamento contará, também, com um pocket show dos artistas que estrelam o clipe: Lucca Truta, Deon e Kaminski; além de discotecagem dos DJs KL e Fiitix e performance de Ana Lakshmi.

Os ingressos custam R$ 10 - e podem ser adquiridos antecipadamente, por meio do link: https://wa.link/2qhn2c.

SERVIÇO

O quê: festa de lançamento do videoclipe de “Bye”;

Quando: nesta quinta-feira (4), às 19h;

Onde: no Casarão Mestre Cana (na Rua Portugal, 58, no Centro de São Luís);

Atrações: exibição do videoclipe de “Bye” + pocket show de Lucca Truta, Deon e Kaminski + discotecagem dos DJs KL e Fiitix + performance de Ana Lakshmi;

Ingressos: R$ 10,00 – por meio do link: https://wa.link/2qhn2c;

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.