(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Reino Unido celebra 70 anos de Elizabeth II no trono

Mais: Festas juninas voltaram

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h35
Foto oficial do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra
Foto oficial do Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, da Inglaterra

Não é todos os dias que um monarca bate a marca de 70 anos no trono: a rainha Elizabeth II é a primeira do Reino Unido a celebrar o Jubileu de Platina, cujos festejos começaram oficialmente ontem e vão durar quatro dias.  

A família real é reconhecida pela sua habilidade em aproveitar oportunidades para fortalecer sua reputação, e o uso de imagens é um dos principais instrumentos.

Para marcar a abertura, o Palácio de Buckingham divulgou a “foto oficial” do Jubileu e um vídeo contando a vida da rainha em pouco mais de 3 minutos. 

A foto oficial, liberada para a imprensa na noite de quarta-feira, estampa a capa dos principais jornais do mundo. A imagem foi feita pelo fotógrafo Ranald Mackechnie nos apartamentos privados da rainha no Palácio de Windsor.

Festas juninas voltaram

São Luís vive um momento especial com a volta triunfal das festas juninas em praça pública, depois de dois anos de proibição por causa da pandemia.

A programação festiva não se limita à Capital, mas agita também a maioria dos municípios maranhenses que tem neste período eventos que geram, além de entretenimento, empregos e renda para diversos segmentos envolvidos na organização.

Em tempos de economia difícil, retomar a festa significa mais dinheiro circulando.

Após dois anos está sendo possível reverter o impacto na economia, já que o São João mobiliza uma grande cadeia produtiva.

Festas juninas voltaram...2

Quem conversa com os empresários desta Ilha do Amor, pode observar que não só a hotelaria e o comércio ficam aquecidos, mas também as atividades informais, a exemplo das barracas de comida típica, fabricação e venda de licor e aluguel de casas ou quartos para os visitantes.

O tempo curto para programar a festa é uma das preocupações. Municípios de maior porte já divulgaram a grade do São João, mas não há segurança sobre a disponibilidade de recursos.

Já os municípios menores vão precisar do apoio do governo estadual para entrarem no clima da festa, que é uma das maiores paixões dos maranhenses.

Bordados muito bonitos usados nas fantasias inspiradas no bumba meu boi
Bordados muito bonitos usados nas fantasias inspiradas no bumba meu boi

Festança Boi da Lua

Em São Luís, o evento que está sendo mais ansiosamente esperado pela sociedade é a Festança Boi da Lua, que volta aos salões elegantes mais de dez anos depois de sua edição.

A expectativa é tanta sobre o evento que o assunto já tomou conta das reuniões sociais, nas quais não se fala em outra coisa.

Tudo gira em torno da volta triunfal da Festança, um evento com a grife desta coluna que marcou época na temporada junina maranhense de outras eras.

De volta, agora, uma década depois de sua última edição, a Festança Boi da Lua vem com tudo para ser o ponto mais alto de elegância, charme e glamour dos folguedos juninos.

Festança Boi da Lua...2

A Festança Boi da Lua será realizada no dia 17 de junho, sexta-feira, nos salões e jardins do Rio Poty Hotel, na Ponta d´Areia.

Sem dúvida, será a grande oportunidade que os convidados terão de usar lindas fantasias inspiradas nos brincantes de bumba-meu-boi.

O entusiasmo sobre esse ítem é tanto que os artesãos de São Luís estão com seus ateliês lotados de encomendas de chapéus de vaqueiros bordados de miçangas e canutilhos, além de peças cintilantes usadas pelos brincantes dessa linda manifestação folclórica do Maranhão.

Todos querem brilhar intensamente na Festança Boi da Lua, que conta mais uma vez com o apoio do Grupo Mirante.

Festança Boi da Lua...3

Como todos devem estar lembrados, a Festança Boi da Lua foi o evento responsável por levar para os salões elegantes desta cidade, a beleza e o glamour da cultura popular maranhense.

Por conta disso, não são poucas as pessoas que estão produzindo lindas fantasias inspiradas nas brincadeiras do período junino maranhense.

A Festança Boi da Lua não é uma festa junina nos moldes da receita tradicional de roupas caipiras, mas de indumentárias inspiradas nas ricas fantasias usadas pelos brincantes de bumba meu boi.

Vale lembrar que a Festança retorna agora em grande estilo, após a pandemia do novo coronavírus, com força total e, certamente, reunindo quem é quem na vida social da capital maranhense.

Os convites estão sendo feitos por Teresa Martins. E como é uma festa beneficente, cabe aos convidados fazerem doações para as obras sociais apoiadas pelo Grupo Mirante.

Os ricos chapéus estilizados de vaqueiros de bumba meu boi são dos adereços mais usados nesta temporada
Os ricos chapéus estilizados de vaqueiros de bumba meu boi são dos adereços mais usados nesta temporada

Os tambores de São Luís

Sucesso total a segunda exposição fotográfica do Fotoclube Poesia do Olhar que está sendo realizada até o dia 25 junho, no Shopping da Ilha, piso L3, próximo à praça de alimentação.

A mostra faz parte do projeto “São Luís Sob a Luz dos Tambores”, que propõe evidenciar, de modo artístico e cultural, a cidade de São Luís, a partir do olhar literário do escritor Josué Montello na obra “Tambores de São Luís”

A exposição se utiliza de fotografias produzidas pelos membros do Fotoclube, publicadas no fotolivro Tambores, que também faz parte do projeto, e busca proporcionar um pensamento crítico e despertar no público uma busca mais profunda sobre a história de São Luís.

Decisão derrubada

O ministro Kássio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal, derrubou uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral que cassou o deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil), do Paraná.

Francischini havia perdido o mandato por disseminar notícias falsas contra as urnas eletrônicas.

A sentença também o tornou inelegível por oito anos – a reviravolta pode lhe devolver o mandato e o direito de disputar as eleições.

A Procuradoria-Geral da República ainda pode recorrer da decisão.

DE RELANCE

Calamidade pública

A possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro pedir ao Congresso Nacional para decretar o estado de calamidade pública a poucos meses da eleição passou a ser defendida por uma ala do governo, que busca criar mecanismos para derrubar o preço dos combustíveis e da energia por meio de subsídios.

Esse decreto, porém, esbarra no desejo de Bolsonaro de reajustar os salários dos servidores públicos.

A calamidade libera uma gastança irrestrita pelo governo. Não apenas medidas para reduzir combustíveis, mas também, por exemplo, ampliação do Auxílio Brasil. O decreto precisa ser votado previamente pelo Congresso Nacional. Para ministros do governo, o decreto é colocado como “última possibilidade”.

A propósito: o instrumento é previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Constituição. Mas uma alteração feita na regra por sugestão do governo estabelece que, durante a vigência do estado de calamidade pública, fica proibido a concessão de reajuste de salários e de benefícios como o vale-alimentação.

Esse reajuste, porém, poderia ser feito antes do decreto.

Novo defensor-geral do Estado

Foi bastante concorrida a cerimônia de posse do novo defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, que assumiu o cargo em solenidade realizada na sede da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) e foi empossado pelo governador do Maranhão em exercício, o desembargador Paulo Velten, para o biênio 2022/2024, em substituição ao defensor público Alberto Bastos.

A solenidade contou com a presença de autoridades do sistema de Justiça e de instituições e órgãos parceiros da DPE/MA, bem como familiares do empossado e membros e servidores da instituição defensorial.

Lourival lança “Literatura no Espelho”

Um dos mais concorridos acontecimentos literários desta temporada em São Luís foi o lançamento, na Academia Maranhense de Letras do livro “Literatura no espelho”, do escritor e presidente da AML, Lourival Serejo.

A publicação aborda o conjunto de leituras do autor ao longo de sua vida, dividindo-se entre ensaios, artigos literários e resenhas sobre obras maranhenses, brasileiras e estrangeiras.

A obra reflete a predileção literária do acadêmico e a sua consciência sobre a importância em falar sobre os livros lidos, mostrando a sua condição de leitor voraz.

A cerimônia foi iniciada com uma breve fala de Lourival Serejo, que destacou a importância do livro para sua caminhada literária e o que nele reflete sobre sua vivência com a leitura. Também falou sobre sua trajetória na literatura e o que o leitor pode esperar de “Literatura no espelho”.

O lançamento contou com a presença de grandes nomes da literatura maranhense, do Poder Judiciário e amigos e familiares do presidente da AML, que prestigiaram a noite de autógrafos.

Unindo teoria e prática

Antes da Semana Nacional do Meio Ambiente chegar ao fim, a coluna traz um exemplo de como é possível unir teoria e prática em preservação ambiental – sem cair no discurso “ecochato”.

Em algumas cidades, inspiradas no exemplo de Curitiba (PR), criaram  uma iniciativa chamada Troca Solidária, que está fazendo a diferença.

A ação – entre os curitibanos, batizada de Câmbio Verde – consiste em trocar lixo reciclável por alimentos como feijão, laranja, batata-doce, aipim e beterraba, produzidos por agricultores locais.

Desde 2021, o projeto já recolheu 2,2 toneladas de resíduos secos, revertidos em 2,1 tonelada de alimentos. Foram captados também 140 litros de óleo de cozinha, evitando o descarte irregular e a contaminação de cursos d´água.

O troca-troca ocorre em datas pré-agendadas, nas próprias escolas, onde a criançada aprende a separar o lixo de forma correta. Nos dias combinados, técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade vão até os colégios e recolhem materiais como papelão e garrafas pet.

A cada quatro quilos entregues, os alunos recebem um kit com um quilo de legumes, frutas e verduras. É um sucesso, ainda mais em tempos de crise.

Para escrever na pedra:

“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome”. De Clarice Lispector.

O escritor Mia Couto ao lado do cineasta maranhense Arturo Saboia, que ganhou vários prêmios com o filme “Acalanto”, inspirado no conto “A Carta”, do laureado escritor moçambicano
O escritor Mia Couto ao lado do cineasta maranhense Arturo Saboia, que ganhou vários prêmios com o filme “Acalanto”, inspirado no conto “A Carta”, do laureado escritor moçambicano

TRIVIAL VARIADO

O Ministério da Saúde prorrogou a campanha nacional de vacinação contra a gripe e o sarampo até o dia 24 de junho. Conforme o comunicado do governo, o objetivo é aumentar a cobertura vacinal.

Um grupo de alunos da Unisinos foi classificado para a final do segundo julgamento simulado de Direito Eleitoral do Brasil (chamado de II Electoral Moot Court Competition).

A disputa ocorre em Curitiba, no 8º Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral, que reúne grandes nomes da área no país.

Em um mesmo dia, o Senado aprovou em dois turnos uma proposta de emenda à Constituição (PEC) que institui o piso nacional para os profissionais da enfermagem. Agora, o texto segue para a Câmara dos Deputados.

No assunto: o próprio Senado e a Câmara já haviam aprovado projeto para criar o piso. Ao inseri-lo na Constituição, a intenção é evitar que seja derrubado na Justiça sob a alegação de vício de iniciativa.

 O Conselho da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, ontem, o pedido de prazo adicional de 60 dias para as operadoras ativarem a internet móvel 5G nas capitais estaduais. Pela regra original, o 5G deveria estar disponível nas capitais até 31 de julho.

Em tempo: agora, operadoras estão liberadas para concluir a implementação até 29 de agosto, com o ativação do sinal para uso geral da população em até 30 dias a partir daí, portanto, 28 de setembro.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.