Festas juninas

Nutricionista dá dicas de como aproveitar as festas juninas sem culpa

Nesta época do ano, as comidas típicas são um diferencial a mais nas festas juninas.

Imirante Imperatriz, com informações da assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h23
As comidas típicas são um diferencial a mais nas festas juninas.
As comidas típicas são um diferencial a mais nas festas juninas. (Reprodução /Internet )

O mês de junho é aguardado com ansiedade por muitas pessoas, já que caracteriza uma das épocas mais gostosas do ano. É o mês das tradicionais festas juninas. Junto com todo o colorido das bandeirolas e animação dos grupos juninos, as comidas típicas são diferencial à parte nesta época do ano.

São pratos que deixam qualquer um com água na boca: desde a pamonha, curau, canjica, cuscuz, bombocado, batata doce assada e cocada, até o churrasquinho, cachorro quente, lanche de pernil e espiga de milho. Não há quem resista às tentações, mas vale relembrar: não é porque elas estão mais frequentes nesse período do ano, que devam ser devoradas “como se não houvesse o amanhã”.

Segundo a nutricionista Marcia Daskal, “é possível aproveitar os pratos saborosos sem culpa, mas o segredo está no tamanho das porções, que devem ser pequenas”. É importante também fazer escolhas conscientes e ter bom senso, optando por determinados docinhos que mais agradam e não costumam estar presentes no dia a dia, ao invés de comer tudo o que estiver pela frente.

“Quando for comer o milho, pense bem antes de adicionar muita manteiga. Será que não é mais bacana provar mais um tipo de alimento, ao invés de fazer essa adição sem medida? Com isso, é possível também provar o sabor natural da comida, o que enriquece, inclusive, o nosso paladar”, recomenda a nutricionista. Assim, o equilíbrio alimentar se torna aliado do prazer e da saúde.

Marcia ainda dá uma dica: “Durante as festas, acontecem também danças e diversas atividades. Então, se sentir que exagerou na alimentação, procure se movimentar mais e gastar as calorias. Assim, tudo fica equilibrado e a saúde agradece!”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.