São João

Boi de Maracanã realiza primeiro ensaio neste sábado (7), em São Luís

Evento ocorrerá na sede do grupo, no bairro Maracanã, zona rural de São Luís.

Na Mira

Atualizada em 03/05/2022 às 10h36
Os ensaios do Boi de Maracanã ocorrerão até o início da programação nos arraiais juninos.
Os ensaios do Boi de Maracanã ocorrerão até o início da programação nos arraiais juninos. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O centenário Boi de Maracanã está na concentração para seu primeiro grande ensaio para a temporada junina. O evento ocorrerá neste sábado, dia 7, às 23h, em sua sede, em Maracanã, zona rural de São Luís. O grupo folclórico já tem novas toadas e levará aos terreiros juninos a força de sua tradição.

Leia também:

Divulgado resultado dos selecionados para o São João 2022

Credenciamento para barracas no São João do Maranhão começa 9 de maio

Segundo a presidente do batalhão, Maria José Soares, os ensaios do Boi de Maracanã ocorrerão até o início da programação nos arraiais juninos, a exemplo dos anos anteriores antes da pandemia do novo coronavírus. É quando os cantadores executam as novas toadas que embalarão as apresentações ao longo do mês de junho e nas duas primeiras semanas de julho.

“Neste primeiro não, mas a partir do segundo ensaio teremos convidados especiais que tornarão o nosso evento ainda mais descontraído. Nossa comunidade está bastante animada para o São João 2022, uma vez que estivemos distantes dos arraiais por dois anos e, agora, teremos a oportunidade de retornar. Nossas expectativas são as melhores possíveis”, disse Maria José Soares.

Maracanã vai para os terreiros com 45 índias, 26 caboclos de pena e 70 caboclos de fita (rajados). Matracas e pandeirões ecoarão ao som dos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho e Emanuel Vitor. O grupo folclórico costuma se apresentar nos mais tradicionais arraiais da cidade e seu batalhão numeroso. Além dos brincantes vestidos com indumentárias, o boi tem a companhia das chamadas “mutucas”, que são aquelas pessoas que acompanham os grupos de bumba meu boi durante a temporada junina.

O boi tem uma agenda fechada para todo o ano. Segundo Jhonatan Oliveira, da equipe de comunicação do grupo folclórico, as apresentações começam antes mesmo do São João. “E este ano está sendo muito desafiador para nós, pois diversos contratantes já estão entrando em contato para reservar datas e estamos fazendo uma estimativa de termos mais de 200 apresentações antes, durante e depois do período junino”, informou.

Serviço

O quê

Ensaio do Boi de Maracanã

Quando

Neste sábado, às 23h

Onde

Sede do boi, em Maracanã

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.