SÃO LUÍS - Membros do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública do Estado do Maranhão (COE) definiram como será a reabertura dos cinemas e teatros no Estado, porém ainda não foi acertada a data da reabertura. Em reunião realizada nessa sexta-feira (16), o grupo reiterou os protocolos específicos de medidas sanitárias segmentadas.
As medidas reiteradas pelo COE indicam que os estabelecimentos devem respeitar o limite de 70% de ocupação, garantindo o distanciamento social entre os clientes. Além disso, os clientes devem utilizar máscara durante a exibição e apenas removê-la durante o consumo de alimentos.
Também estão vedados o serviço de venda de alimentos e bebidas e o atendimento por garçons nos interiores das salas de exibições. Os estabelecimentos devem organizar escalonamento de sessões para evitar entradas e saídas de mais de uma sala simultaneamente, assim como manter a higienização e sanitização dos equipamentos e acessórios de contato manual dos clientes e colaboradores, como balcões descargas maçanetas torneiras e afins.
O protocolo sanitário dos cinemas e teatros está definido na Portaria nº 75/2020, que precisa ser atualizado e um novo decreto publicado. “O COE reiterou os termos da portaria, acrescentando pequenas alterações que ainda serão publicadas e que viabilizam o retorno dos cinemas e teatros. Os protocolos reiteram as medidas para que haja a retomada segura dessas atividades, sem causar impactos à saúde da população maranhense”, explicou o superintendente da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Edmilson Diniz.
Saiba Mais
- Veja os filmes em cartaz nos cinemas de São Luís
- ''Casa Gucci'' e ''Encanto'' estreiam nos cinemas; veja programação
- ''Ghostbusters - Mais Além'' estreia nesta quinta-feira; veja programação nos cinemas de São Luís
- Filme maranhense Curupira estreia nesta quinta (28); veja programação
- Veja os filmes em cartaz nos cinemas de São Luís neste final de semana
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.