Podcast

Imicast: conheça games produzidos para deficientes visuais

Saiba como funcionam e como são produzidos os jogos conhecidos como audiogames.

André Nadler / Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h09
(Foto: Divulgação)

Acessibilidade é tornar o mundo melhor para todos e quem disse que no mundo dos games não existe fórmulas de trabalhar a inclusão de deficientes visuais ao universo dos jogos virtuais? Recentemente, diversos produtores - principalmente aqueles que trabalham de forma independente - trabalham com a produção dos audiogames, jogos que se utilizam de recursos sonoros para determinarem ações e direções que o jogador deve tomar. Devido a sua característica de usar sons como principal forma de orientar o usuário, este tipo de game acaba se tornando acessível para pessoas que possuem algum tipo de deficiência visual e que, devido as suas limitações, eventualmente não conseguem ter uma boa experiência de jogabilidade em títulos tradicionais.

Com a evolução dos jogos e novas formas de pensar na hora de oferecer produtos diferenciados ao mercado, a França se destacou ao divulgar o game “A Blind Legend” (Uma Lenda Cega), que foi lançado após uma campanha de arrecadação por crowdfunding que obteve 40 mil euros (cerca de R$ 120 mil) em doações. Com a possibilidade de rodar em computadores ou dispositivos móveis, o título foi elaborado para atender o público que apesar de possui alguma deficiência visual, gostaria de ser integrado ao mundo dos games. O fato mais curioso é que como era de se esperar, não apresenta nenhum gráfico. Para progredir neste título o jogador vai utilizar apenas sua a audição, compondo aos poucos o cenário imaginário do game.

Entre jogos que simulam outros títulos famosos e outras produções totalmente inovadoras. Confira abaixo uma breve lista com cinco opções de audiogames:

1. A Blind Legend

Narrando a saga de um cavaleiro que perdeu a visão após ter sua mulher sequestrada, nesse jogo o desafio se torna atravessar ambientes repletos de perigos como uma floresta labiríntica e ameaçadora, por exemplo. Com um narrador que entra em certos momentos e controlando os movimentos do personagem por meio de toques na tela ou no mouse, você pode conduzir o cavaleiro Edward Blake encarnando a sua filha e pode até controlar uma espada, que funciona com movimentos bruscos correspondentes do jogador.

2. Novos Olhos

Um game produzido por brasileiros e que conta a história do personagem André, um garoto que foi congelado e só conseguiu acordar em um futuro distante. Precisando se adaptar à nova realidade, o jovem é controlado pelo jogador por meio de localizados nas extremidades da tela e instruções sonoras, que utilizam efeitos 3D para ajudar os jogadores a identificar onde está sua origem.

O título foi produzido em 2016 e de acordo com o grupo que criou "Novos Olhos", a inspiração surgiu após um episódio do programa "The Noite", onde um menino cego derrotou sem grandes esforços o apresentador Danilo Gentilli em uma partida do game “Dragon Ball GT Final Bout”. O jogo foi feito para Android e poder encontrado na Internet para download direto.

3. Super Mario Bros. Audio Edition

Super Mario é um dos maiores clássicos do mundos games e também ganhou uma versão em audiogame. Vale destacar que essa versão é quase uma cópia fiel do jogo da Nintendo e permite uma experiência incrível. O jogo segue a mesma ideia, forma de jogar e ainda conta com a mesma trilha sonora e efeitos.

A versão para deficientes visuais de Super Mario Bros conta com uma infinidade de indicações sonoras que provavelmente confundirá os jogadores iniciantes, portanto é um jogo que precisa de uma certa paciência do jogador até que a jogabilidade se torna confortável. Para cada situação há um som, e para saber o que cada barulho significa, o título disponibiliza um guia de sons.

Assim como a versão original, esta adaptação foi fiel ao mapa clássico.

4. Pac-Man Talks

Um audiogame inspirado em um dos jogos mais viciantes do mundo. Criado pela PCS Games, essa versão de Pac-Man continua com o objetivo igual ao da versão original: fugir dos fantasmas que perseguem o nosso herói e coletar o maior número de pontos possível e essas ações são possíveis por meio de um narrador que sinaliza os caminhos possíveis que estão a sua frente enquanto o som característico dos fantasmas aumentando indica que eles estão chegando.

5. Slender: Lost Vision

E o gênero terror não poderia ficar de fora, por isso trouxemos o "Slender: Lost Vision", um audiogame inspirado na história do Slenderman. Desenvolvido pela DragonApps, o jogo acessível vai te dar muitos sustos, portanto, prepare o coração!

No game, você entra no papel de um jovem curioso que decide investigar estranhos casos de desaparecimentos e relatos de fenômenos paranormais. A ferramenta inseparável do personagem é um gravador que ele leva para uma floresta sombria a noite para descobrir o que está acontecendo.

O objetivo principal em "Slender: Lost Vision" é coletar oito páginas de documentos que vão te ajudar a desvendar o mistério por trás de Slendeman, mas é preciso fugir constantemente do vilão enquanto você completa a missão, e tudo isso usando apenas a audição. A regulagem sonora do jogo é desregulada propositalmente, ou seja, o volume dos barulhos e sons do game vão fazer saltar da cadeira diversas vezes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.