ARTE

Bumba Meu Boi: Artesã eterniza cultura maranhense em biscuit

As peças surpreendem pela fidelidade das indumentárias.
Cainã Oliveira / Na Mira23/06/2021 às 15h02
As peças retratam com fidelidade as indumentárias utilizadas durante as apresentações de Bumba Meu Boi. Foto: Tilde & Silva.

Devido a pandemia provocada pelo novo coronavírus, estamos no segundo ano consecutivo sem São João e os maranhenses andam saudosos da maior e mais tradicional festividade do ano. Pensando nisso, uma artesã local deu um jeito de matar a saudade dos brincantes e das brincadeiras.

A artesã Tilde & Silva trabalha com massa de biscuit há mais de dez anos e, este ano, resolveu trazer peças que contam um pouco mais sobre a cultura e as tradições locais.

"Há mais de 10 anos trabalho com peças esculpidas com a massa de biscuit. No início era tudo uma atividade sem fins lucrativos, com o tempo fui me aperfeiçoando até desenvolver caricaturas personalizadas" afirmou.

As peças surpreendem pela fidelidade das indumentárias utilizadas durante às apresentações de Bumba Meu Boi. Utilizando massa de Biscuit, lantejoulas e muitas fitas, a artesã consegue aproximar a arte da realidade.

Todo o trabalho é realizado de forma manual. Foto: Tilde & Silva.

Entre as pequenas esculturas já produzidas, destacam-se os caboclos de pena, caboclos de fita, índios e brincantes do Boizinho Barrica. Todo o material produzido tem como inspiração as manifestações culturais maranhenses, com destaque para Bumba Meu Boi e Tambor de Crioula.

Devido a pandemia, o trabalho de Tilde ficou parado e as exposições presenciais para a venda das peças foram paralisadas. Essas e outras peças estão disponíveis em seu perfil no Instagram.

As exposições estão paradas desde 2020. Foto: Tilde & Silva.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.