Reconhecimento

Unesco entrega certificado aos Lençóis Maranhenses e ao Bumba Meu Boi

Símbolos do Maranhão são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade.

Madson Euler / Agência Brasil

Atualizada em 16/08/2025 às 01h53
Complexo Cultural do Bumba Meu Boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade.
Complexo Cultural do Bumba Meu Boi foi reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade. (Tomaz Silva / Agência Brasil)

SÃO LUÍS - Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) visitaram o Maranhão para entregar os certificados de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade ao Complexo Cultural do Bumba Meu Boi, do Maranhão, e de Patrimônio Natural da Humanidade aos Lençóis Maranhenses.

A cerimônia de entrega do certificado ocorreu nesta sexta-feira (15), no Parque das Dunas, na cidade de Barreirinhas. Segundo o governador do Maranhão, Carlos Brandão, o título aumenta a responsabilidade dos gestores e da população com o parque nacional.

"Fico muito feliz, porque o turismo gera emprego, renda e, além de tudo, mostra as nossas belezas. Eu não tenho dúvida de que agora vamos ter mais turistas. E temos que tratar bem, para que eles possam voltar. E eu sempre digo que agora aumenta a nossa responsabilidade, e temos que cuidar bem. Não é só receber o título. É cuidar daquelas dunas. Não pode jogar lixo. Vamos trabalhar para fazer um aterro sanitário. Já consegui com o presidente Lula R$ 100 milhões para colocar água e esgoto em Barreirinhas e assim vai.", declarou Brandão.

A comitiva da Unesco entregou para as autoridades maranhenses, na última quinta-feira (14), o certificado emitido pelas Nações Unidas ao Bumba Meu Boi. O Complexo Cultural do Bumba Meu Boi do Maranhão foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade em dezembro de 2019 pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco. 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade em julho do ano passado, durante a 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, ocorrido na cidade de Nova Deli, na Índia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.