Troca de Ideia

São Paulo recebe o auto do bumba meu boi do Maranhão

Montagem celebra o legado do Guriatã, Humberto de Maracanã, e promove oficinas gratuitas de cultura popular na capital paulista e em Piracicaba

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 02/12/2025 às 23h21

A partir desta quarta-feira (3) até sábado (6), São Paulo recebe o espetáculo Auto do Guriatã, musical contemporâneo inspirado no repertório do mestre maranhense Humberto de Maracanã. A circulação inclui oficinas gratuitas de Bumba Meu Boi em diferentes espaços culturais da capital e apresentações abertas ao público, com acessibilidade em libras e audiodescrição. O projeto também terá uma sessão especial no Festival Curau, em Piracicaba, interior paulista.

tã leva tradição do Bumba Meu Boi a São Paulo e Piracicaba. Créditos: Divulgação
tã leva tradição do Bumba Meu Boi a São Paulo e Piracicaba. Créditos: Divulgação

Cultura popular em cena

Realizado pelo Núcleo Maracá, o Auto do Guriatã é uma ópera popular que revisita a narrativa simbólica do Boi: a história de Pai Francisco, que rouba o animal para satisfazer o desejo da esposa grávida, Catirina. A trama, marcada por reviravoltas e pela cura do Boi, ganha força com as toadas de Humberto de Maracanã, que retratam o ciclo da vida e da arte. O repertório integra o álbum Auto do Guriatã, produzido por André Magalhães e prestes a ser lançado nas plataformas digitais.

A montagem reúne nomes consagrados da cultura popular, como Tião Carvalho, Graça Reis, Ana Maria Carvalho e Sapopemba, em diálogo com músicos contemporâneos como Renata Amaral, idealizadora e diretora geral do projeto, além de Lincoln Antonio, Ariel Coelho e Aline Fernandes. “As toadas criadas por Mestre Humberto são uma opereta de fato, que precisava ir para o palco para honrar sua memória e genialidade”, afirma Renata.

Diálogo entre gerações

O espetáculo também propõe rupturas na tradição. Uma delas é a presença da Mestra Graça Reis no papel do Amo, personagem central historicamente ocupado por homens. “As mulheres estão em um lugar de potência, e Graça conduz essa mudança, atualizando o discurso sobre relações de poder dentro da nossa tradição popular”, destaca Renata.

Nascido em São Luís em 1939, Humberto de Maracanã se tornou mestre do Boi de Maracanã aos 34 anos, consolidando-se como uma das maiores referências da cultura popular brasileira. Sua toada “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão” é um hino do São João maranhense. Reconhecido nacionalmente, recebeu o Prêmio Culturas Populares do MinC e o 23º Prêmio da Música Brasileira.

Serviço:

Auto do Guriatã – Ópera Popular por Mestre Humberto de Maracanã  

São Paulo

3/12, 20h – Instituto de Artes da Unesp (Barra Funda) – Oficina

4/12, 10h – Casa Mestre Ananias (Bixiga) – Oficina

4/12, 20h – EMEF Desembargador Amorim Lima (Vila Gomes) – Oficina

5/12, 14h – Vila Itororó (Bela Vista) – Oficina

5/12, 19h – Vila Itororó (Bela Vista) – Show gratuito, com libras e audiodescrição

Piracicaba

6/12, 18h – Festival Curau, Parque Engenho Central – Show gratuito, contribuição voluntária

Classificação indicativa: Livre

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.