Reconhecimento

Bibliotecas maranhenses ganham premiação do Ministério da Cultura

Das 627 selecionadas, 300 foram premiadas. As bibliotecas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MA).

Na Mira, com informações da Secma

A premiação destaca o trabalho destas instituições na promoção da leitura e do acesso à cultura.
A premiação destaca o trabalho destas instituições na promoção da leitura e do acesso à cultura. (reprodução)

MARANHÃO - Dez bibliotecas maranhenses foram contempladas no Prêmio Pontos de Leitura, do Ministério da Cultura (MinC). A premiação destaca o trabalho destas instituições na promoção da leitura e do acesso à cultura, em todas as regiões do Brasil.

Das 627 selecionadas, 300 foram premiadas. As bibliotecas integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MA), órgão da Secretaria de Estado da Cultura (Secma). O prêmio reafirma o compromisso do Governo do Maranhão no investimento, apoio e promoção da cultura, educação e acesso à leitura.

Foram premiadas instituições em São Luís (Biblioteca Viagem Literária, Biblioteca Comunitária Inclusiva Renato Ortiz, Pretoteca Comunitária Maria Rochinha, Biblioteca Comunitária Prazer em Ler, Biblioteca Comunitária Semente Literária, Biblioteca Comunitária Vila Maranhão e a Biblioteca Comunitária ‘A África no Maranhão’ - Ponto de Cultura Tambor de Crioula Arte Nossa), Barra do Corda (Biblioteca Comunitária Poeta Ângelo Natanael), Codó (Biblioteca das Histórias Negras) e João Lisboa (Biblioteca Comunitária Indígena Y'rykaw).

As bibliotecas receberam 30 mil em premiação, que podem ser aplicados em melhorias estruturais, aquisição de acervo e promoção de projetos culturais.

“Esta seleção mostra que o Maranhão possui boas iniciativas culturais e que estas instituições, que têm suas bases na comunidade, realizam importante trabalho de combate à desigualdade, além de promover a diversidade. Temos bibliotecas em áreas urbanas e rurais, atendendo a todos os públicos, como pessoas com deficiência, indígenas, quilombolas, enfim, são bibliotecas de e para todos”, pontuou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas (SEBP-MA), Aline Carvalho do Nascimento.

Acesso ao conhecimento

Entre as premiadas, a Biblioteca Comunitária Poeta Ângelo Natanael, localizada no povoado Bom Lugar, município de João Pessoa, foi criada em setembro de 2006. O espaço homenageia Ângelo Natanael, poeta mirim que faleceu aos 13 anos, devido a problemas de saúde. Ele era frequentador assíduo da biblioteca. O acervo conta com mais de 11 livros e média de 600 leitores por mês. Em períodos de eventos, a frequência chega a 800 pessoas. Para incentivar os jovens a ler, a biblioteca promove oficinas, contação de histórias, concursos de poesia e cordel e outros eventos.

“Isso é resultado da excelência do trabalho que desenvolvemos, com impactos positivos na comunidade e de todos os frequentadores da biblioteca. É uma felicidade e, acima de tudo uma conquista, para nós e todos aqueles que fazem da leitura a arte de transformar vidas”, enfatizou o padre Ernane dos Santos Conceição, que é diretor e fundador da Biblioteca Comunitária Poeta Ângelo Natanael.

Outra premiada, a Biblioteca Comunitária e Inclusiva Renato Ortiz, localizada no Itaqui Bacanga, é o primeiro espaço de apoio à leitura, disponível para a comunidade da área. Além do vasto acervo em obras, possui estrutura para a pesquisa digital, desenvolve oficinas, palestras e rodas de conversa.

“É uma biblioteca muito importante para a comunidade e tem transformado vidas, funcionando como espaço de leitura, de aprendizado, de desenvolvimento educacional, dando oportunidades e promovendo cidadania. Portanto, este reconhecimento do Ministério da Cultural é muito significativo, pois valoriza esse espaço promotor da leitura e da cultura”, destaca a gestora da biblioteca, Jacqueline Leite.

Um diferencial na vida de crianças e adolescentes da Vila Maranhão, a Biblioteca Comunitária da Vila Maranhão ‘Vale Ler, Ana e Joaquim!’, conta com cerca de três mil itens no seu acervo, incluindo livros de literatura infantil e adulta, contos, poesias, romances, crônicas, teatro; revistas em quadrinhos, enciclopédias, dicionários; além de livros e cd's em braille e libras. O espaço fica disponível ao público de segunda a sábado, conta com brinquedoteca e também desenvolve atividades culturais, cursos e oficinas literárias.

“A biblioteca é uma parceira permanente na comunidade, democrática, diversa e gratuita. Temos o referencial de estar em uma zona rural de São Luís e ser fruto de iniciativa de criação da própria comunidade. Estamos felizes por este prêmio, como fato histórico, que demonstra que nosso público está atento ao que acontece em cada projeto, quer ser incluído nas ações, tem consciência da importância da leitura e se reconhece como sujeito-leitor”, enfatizou a coordenadora da Biblioteca Comunitária da Vila Maranhão ‘Vale Ler, Ana e Joaquim!’, Telma Brito.

“É a certeza de que estamos no caminho certo, uma vez que a biblioteca está inserida em um cenário de vulnerabilidade e se torna um espaço de educação e cultura para a população da área. Além da leitura, possibilita acesso a outras artes como dança, teatro, música e oficinas diversas. Receber esse reconhecimento nos impulsiona a seguir e acreditar na missão pela garantia dos direitos de nossas crianças, adolescentes e jovens”, avaliou a coordenadora da Biblioteca Comunitária Semente Literária, Wandeth Corrêa Cunha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.