MARANHÃO - A Prefeitura Municipal de Rosário, por meio da Procuradoria Geral do Município, divulgou o decreto que cancela as festas de carnaval na cidade, bem como dá outras providências para evitar qualquer tipo de aglomeração nas ruas e eventos em espaços públicos e privados nos dias do feriado carnavalesco de 2021.
A determinação estabelece, ainda, a proibição de realização de eventos que se utilizem exclusivamente de som mecânico, como paredões, som automotivo e similares, além de blocos de rua animados por instrumentos de percussão ou não.
Saiba mais:
Carnaval e Quarta de Cinzas serão dias normais no serviço público municipal
Comércio da Grande São Luís funcionará normalmente nos dias de Carnaval
Flávio Dino descarta novo lockdown neste momento no Maranhão
Maranhão registra 4.754 mortes e 209.331 casos confirmados do novo coronavírus
A decisão foi baseada nas análises sistemáticas dos indicadores epidemiológicos fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e seguiu as recomendações do Ministério Público do Estado do Maranhão por meio do Procurador Geral de Justiça, Dr. Eduardo Jorge Hiluy Nicolau. “Esse ainda não é o momento de relaxar com as medidas de prevenção. Não é o momento de aglomerações. Seguimos as orientações do Ministério Público que visa o cancelamento da festividade para que seja evitado a proliferação do vírus”, comentou o prefeito Calvet Filho.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, o carnaval poderá aumentar consideravelmente a contaminação das pessoas. As medidas realizadas para evitar aglomerações em festas de carnaval tem como intuito conter o aumento de casos nos municípios do Maranhão. Mesmo com a chegada dos dois lotes de vacina do Butantan e Fiocruz, em Rosário, o Plano Nacional de Imunização não permite imunizar toda a população, o que exige ainda mais esforço e cautela.
Vale destacar que em caso de descumprimento do decreto, o responsável por qualquer estabelecimento ou organizador de evento que venha a desobedecer às determinações, serão punidos com multa no valor de R$ 10.000,00.
Carnaval cancelado no Maranhão
Ao contrário do ano passado, em que o Carnaval passou ileso pela pandemia, neste ano as festas estão suspensas no Maranhão. Na noite dessa terça-feira (2), a duas semanas da aclamada Terça-feira de Carnaval, o governador Flávio Dino anunciou em rede social que os dias 15 e 16, (Segunda e Terça de Carnaval) não serão ponto facultativo, inclusive na capital maranhense, São Luís.
No dia 21 de janeiro, a Secretaria de Estado da Cultura (Secma) já havia anunciado a suspensão de qualquer evento que crie aglomerações, dando como exemplo o Carnaval.
O decreto Nº 38.418, de 18 de dezembro de 2020, proíbe a realização de qualquer evento de grande porte, que gere aglomerações no Maranhão, como por exemplo o Carnaval. Eventos de pequeno porte, com até 150 pessoas, como batizados, festas de aniversários e casamentos estão liberados.
Coronavírus no Maranhão
- A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em boletim divulgado na noite desta sexta-feira (5), que o Maranhão tem 4.754 mortes e 209.331 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a SES, foram contabilizados 12 óbitos e 246 pessoas infectadas pelo coronavírus nas últimas 24 horas no estado, sendo 45 na Grande Ilha de São Luís, 24 em Imperatriz e 177 nos demais municípios. A taxa de letalidade da Covid-19 no Maranhão, por sua vez, subiu para 2,27%.
Saiba Mais
- Turma do Quinto escolhe samba-enredo para 2025
- Bloco C de Asa prestará homenagem ao Fofão no carnaval de 2025
- Resultado do Carnaval 2024 é mantido em São Luís após análise de recursos
- Bloco 'Príncipe de Roma' conquista bicampeonato do Grupo A no Carnaval de São Luís
- Marambaia é a grande campeã do Carnaval 2024 de São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.