Reconhecimento

Arraiá da Mira recebe título de Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão

Este é um reconhecimento da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado como forma de valorização das festas juninas.

Tátyna Viana/Imirante.com

Atualizada em 15/09/2023 às 09h38
Juninas levam alegria e brilho ao Arraiá da Mira. (Foto: Júlio César)
Juninas levam alegria e brilho ao Arraiá da Mira. (Foto: Júlio César)

IMPERATRIZ - O Arraiá da Mira, realizado há 15 anos em Imperatriz pelo Grupo Mirante, agora é Patrimônio Cultural e Imaterial do Maranhão. Um reconhecimento da Assembleia Legislativa e do Governo do Estado como forma de valorização das festas juninas por meio desse evento que há mais de uma década fomenta a cultura popular no Maranhão, garantindo a tradição da brincadeira com a participação de juninas de todo o Estado. 

O festival começou com a apresentação de apenas cinco juninas e nas últimas edições mais de 20 passaram pelo tablado da festa, este ano com 22 brincadeiras e uma delas mais uma vez eleita para representar o estado no festival da Globo Nordeste.

“A gente recebe com muito orgulho porque são 15 anos de evento, começou pequeno e o principal disso é a valorização da cultura, a diversidade da cultura do nosso estado. Na capital temos a força do bumba meu boi e outras brincadeiras e no interior do Maranhão, na Região Tocantina, no sul do estado, temos a força das juninas. A gente tem um orgulho muito grande de ter criado esse espaço, acreditado nas manifestações culturais, mas esse prêmio não é da Mirante, é da cultura e principalmente das juninas do Maranhão que fazem o Arraiá da Mira ser esse grande espetáculo. Quero aproveitar e agradecer ao deputado Rildo Amaral por essa proposição, ao Governador Carlos Brandão por ter sancionado, e parabéns a todos nós do Grupo Mirante que fazemos esse evento”, agradeceu o diretor Alan Neto.

Leia também:

Quadrilhas viajam mais de 500km para participar do Arraiá da Mira

Quadrilhas juninas levam história e diversidade para o Arraiá da Mira

Quadrilhas juninas de escolas abrem primeira noite de Arraiá da Mira

O Arraiá da Mira vem inovando nos últimos anos com a participação também de quadrilhas juninas de escolas, além das que que concorrem no concurso. Nas cinco noites, a organização estima a participação de 50 mil pessoas pela cidade do arraiá. 
O evento cresceu tanto que se expandiu com uma edição especial em Balsas, no sul do estado, em parceria com a prefeitura.

É o segundo título recebido este ano. Durante a edição de 2023, o festival também recebeu da Assembleia Legislativa a medalha João do Vale, a maior honraria da cultura do Maranhão.

Arraiá da Mira recebeu neste ano recebeu a medalha João do Vale. (Foto: Júlio César)
Arraiá da Mira recebeu neste ano recebeu a medalha João do Vale. (Foto: Júlio César)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.