A 13ª edição do Arraiá da Mira começou em ritmo de muita alegria, tradição e inclusão. Quadrilhas juninas de escolas públicas e particulares de Imperatriz e região se apresentaram no tablado montado no Parque de Exposições com temáticas variadas que exaltam a cultura nordestina, na festa mais popular na região. O novo endereço do Arraiá este ano garante mais conforto ao público.
Quem inaugurou o tablado foi a junina da escola Arteceb, com o tema “A saga do nordeste e as suas cores”. Na sequência, a escola municipal Santos Dummond destacou a beleza das cores nordestinas com o tema "Magia do meu jardim, flores do meu sertão”.
A escola Santa Teresinha apostou no tema "Coração nordestino", e fez uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida. A diversidade de sotaques do Nordeste foi escolha do colégio COC, com o tema "O beabá do sertão, do jeito que aqui se fala, não se fala como lá".
O colégio Delta abrilhantou a primeira noite de Arraiá da Mira com o tema "Um coração nordestino", com uma junina formada por crianças de 8 a 12 anos.
A escola municipal Morada do Sol foi a segunda escola pública a se apresentar na noite e aproveitou o espaço no Arraiá da Mira para tratar de um assunto importante: o combate à exploração do trabalho infantil com o tema "viva! Vida! Infância! Lugar de criança é na escola".
A junina do colégio Santa Luzia apresentou o tema "Luzir, alumiando nossa travessia", com a história da santa que a escola carrega o nome.
Do município Lajeado Novo, a escola estadual Carlos Alberto Monteiro de Macedo contou a história de Lampião e Maria Bonita, com o tema "Surge um amor no sertão maravilha". De Governador Edson Lobão, a junina do centro de ensino Vicente Pinzón fez uma homenagem a santo Antônio com referências à cultura do maranhão.
A escola Nascimento de Morais, de Imperatriz, encerrou as apresentações da noite com o tema "São João, a tradição do Sertão". Um espetáculo traduzido na língua brasileira de sinais, com um show de inclusão.
O público presente acompanhou as apresentações transmitidas em tempo real nos telões espalhados pela cidade do arraiá, montada no Parque de Exposições, e a partir desta quinta-feira (8), o concurso de juninas também será transmitido pelo Imirante.
“O principal de tudo é agregar todos os seguimentos da sociedade, respirar cultura, festa junina e todas as manifestações. Teve escola que ontem levou o bumba meu boi, enfim, o mais importante é trazer todos os seguimentos para dentro do Arraiá da Mira e difundir isso. A gente viu muita criança nas escolas, a ideia é inserir em cada uma delas o prazer e o respeito pela cultura, isso é o mais importante, um dia que chegou no ano passado pela primeira vez e já se consolidou”, disse Alan Neto, diretor do Grupo Mirante, sobre a primeira noite de Arraiá em Imperatriz.
Saiba Mais
- Junina Flor de Mandacaru é tetracampeã do Arraiá da Mira
- Noite de sábado tem recorde de público no Arraiá da Mira
- Arraiá da Mira reúne juninas de todas as regiões do estado
- Juninas de cinco escolas abrem a primeira noite do Arraiá da Mira, em Imperatriz
- Arraiá da Mira começa em Imperatriz nesta quarta-feira (5)
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.