SÃO JOÃO 2023

Quadrilhas juninas levam história e diversidade para o Arraiá da Mira

Seis juninas se apresentaram na segunda noite de competição em Imperatriz.

Na Mira

Atualizada em 10/06/2023 às 20h40
O Arraiá da Mira segue neste sábado (10) e domingo (11).
O Arraiá da Mira segue neste sábado (10) e domingo (11). (Foto: Júlio César)

O Arraiá da Mira recebeu um grande público nesta sexta-feira (09) cheio de expectativa para as apresentações das grandes estrelas da noite, os brincantes das quadrilhas juninas. 

A segunda noite de concurso começou com a apresentação da quadrilha Xodó Junino, de Imperatriz, estreante na competição, que levou a história de uma vaquejada para o tablado com o tema “Na pista da paixão, valeu boi”. O capricho no figurino da junina chamou a atenção do público. 

De Grajaú, a junina Forasteiros apostou no tema “Noite de São João quem brilha é o ouro branco”, fazendo uma homenagem à cidade que é um polo gesseiro no país. 

A terceira a se apresentar no Arraiá da Mira nesta sexta-feira (09) veio de Açailândia. A Junina Renascer estreou na competição com o tema “Uma noite de São João no sertão”, resgatando passos tradicionais com muito colorido. 

De Senador La Rocque a quadrilha Luz do Sertão apostou num romance brasileiro, com homenagem a Maria Firmina dos Reis e uma história de conflito entre indígenas e europeus. A apresentação prendeu olhares com um grupo de indígenas da etnia gavião, da cidade de Amarante, que dançou com a junina. 

Pela terceira vez no Arraiá da Mira, os Penetras fizeram a penúltima apresentação da noite com um tema inspirado no romance de Josué Montelo. De Bacabal, a junina apresentou o espetáculo “Uma noite de emoção por um século de tradição, memórias de um negro”. O figurino chamava a atenção ao período de escravidão. 

A junina de Açailândia pentacampeã do Arraiá da Mira, Matutos do Rei, encerrou a noite com o tema “O reino do nordeste encantado”. Em busca do hexa a quadrilha encheu o tablado. Numerosa em pares, a junina deu vida à uma bailarina que saiu de uma caixinha de música pra viver um grande amor. A matutos também falou sobre diversidade e inclusão, com uma rainha trans é um cadeirante que celebrou a união dos noivos. 

O Arraiá da Mira segue neste sábado (10) e domingo (11) e os jurados têm a difícil missão de escolher a representante do Maranhão no festival da Globo Nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.