Planeje-se

Criar um planejamento pode transformar seu ano

Veja as dicas sobre como estabelecer metas e direcionar suas escolhas.
Divulgação02/01/2016 às 07h41

O início de um novo ano é a porta de entrada de novas oportunidades e, para muitos, um período de renovação. Assim, para deixa-lo mais produtivo é importante refletir sobre os acontecimentos do ano anterior, estabelecer metas e se programar para conquistar o que almeja.

Para o psicólogo Armando Ribeiro, “é importante estabelecer metas, mas com flexibilidade para mudar ao longo do caminho, principalmente em momentos de economia instável e crise política, que é preciso seguir uma direção, mas também ir ajustando aquilo que já não importa mais”.

Para aqueles que não tiveram um ano positivo a dica é se motivar e esperar um bom 2016. Armando aconselha uma reflexão sobre os aspectos negativos e transformá-los em aprendizado, desenvolver a gratidão e deixar o pessimismo de lado, para assim começar o ano com o pé direito.

Manter-se motivado é fator essencial para o cumprimento do planejamento, para isso a motivação deve estar alinhada com os valores pessoais. “É preciso investir em autoconhecimento e a psicoterapia é uma das maneiras de descobrir os nossos valores essenciais. Cada vez mais os psicoterapeutas também instruem seus pacientes em técnicas de atenção plena (mindfulness) para permanecerem conscientes do momento presente”, afirma Armando.

Assim, 2016 traz 365 diferentes oportunidades, com um bom planejamento pode ser um ano muito proveitoso. A busca pela conexão com a própria essência e crescimento pessoal deve estar sempre em mente para ajudar no combate ao estresse diário, outro aspecto será da sensação de que se está deixando passar o tempo sendo substituído pela produtividade.

Dicas para desenvolver um bom planejamento

Para onde você quer ir? Para realizar o planejamento é importante saber onde você quer chegar, para assim trilhar o melhor caminho

Procure listar os aprendizados que você obteve no ano anterior, o que teve de positivo e o que teve de negativo;

Analise o ambiente no qual você está inserido, tanto externo quanto interno, em qual momento da vida você se encontra?

Resista à comparação social, a melhor medida de progresso é focar no quanto você caminhou e não no vizinho!

Cuidar do corpo e das emoções é essencial para atingir o melhor possível, portanto é preciso investir em autocuidado e atitudes mais saudáveis.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.