Festival de Cinema de Santos

Curta sobre povoado no MA leva dois prêmios em festival

Produção levou os prêmios de melhor documentário e melhor montagem.

Gustavo Sampaio/Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Reprodução/Vimeo)

SÃO LUÍS - O documentário de longa-metragem Sal, Duna, Lamparina, nova produção do cineasta maranhense Germano de Sousa, ganhou uma versão em curta - que foi premiada em duas categorias no 13º Curta Santos – Festival de Cinema de Santos (#Curta013). O festival anunciou os vencedores em evento realizado no Galpão Tremendão.

A primeira parte de produção do documentário, referente à captura das imagens, foi iniciada em janeiro de 2004 em um povoado localizado dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, e, de lá pra cá, 99% do material já foi capturado. A segunda parte, diferente da primeira, permitiu a participação de mais envolvidos no projeto, por meio do financiamento coletivo, no Catarse.

Germano de Sousa

O maranhense Germano de Sousa é artista visual, com mais de 15 anos de experiência. Com experiências na área cinematográfica e em documentários, ele tem formação em direção de fotografia nas escolas Filmosofia e Nexofilm em Granada, na Espanha. Germano trabalhou como realizador audiovisual no Coletivo 1Bando Comunicação e como cinegrafista na Produtora Baião de Dois Filmes. Em 2014, dirigiu e produziu o curta experimental Amaral premiado no 24º Festival Cine Ceará.

Atualmente, é videomaker e fotógrafo freelancer para diversos projetos independentes. Além da direção, Germano de Sousa assina a direção de fotografia, a edição, a finalização e a captação de áudio. A produção do longa é assinada por Ainhoa Ezkurra, Juliana Sá 9 (e ainda conta com o próprio Germano de Sousa).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.