Moda

Gosta de tênis? Veja dicas de limpeza e conservação

Saiba como cuidar melhor deste tipo de calçado.
Na Mira07/09/2014 às 19h58

O tênis já deixou de ser um acessório associado apenas ao público masculino, para, atualmente, fazer parte também do dia a dia de mulheres e crianças de todas as idades. No entanto, o que muitos desconhecem, é que a limpeza adequada deste tipo de calçado é fundamental para evitar a propagação de bactérias e fungos, que podem prejudicar a saúde de quem os utiliza.

Além disso, uma limpeza apropriada, não só para os tênis, mas também para qualquer outro tipo de calçado, é um dos principais fatores no combate a odores desagradáveis e a doenças ocasionadas pela transpiração dos pés, como as micoses.

“Os tênis são itens muito utilizados no cotidiano e, portanto, permanecem por muito tempo em contato com a umidade, com tendência ao acúmulo de bactérias que podem prejudicar a saúde”, alerta Rejane Nascimento, especialista em produtos têxteis.

A especialista enumera ainda alguns cuidados básicos no manuseio, armazenamento e limpeza dos tênis. A limpeza deve ser iniciada com o produto totalmente desmontado, separando-se cadarços e palmilhas. “Todo cuidado é essencial, já que existem muitos modelos do calçado confeccionados com diferentes materiais, cores, tecidos e de qualidade diferenciada”, afirma Rejane.

Outra dica importante é evitar a secagem dos tênis diretamente com luz solar, mas sim, em um local arejado, onde devem permanecer por aproximadamente 24 horas ou até que estejam completamente secos para uma nova utilização. “O processo de impermeabilização, caso seja permitido para o tipo de fibra do tênis, é considerado também ideal como proteção para este tipo de calçado em dias chuvosos, além de renovar a aparência do tênis, ele também evita o aparecimento de manchas indesejadas”, completa.

Leia outras notícias em PortalNamira.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.