Bem-estar

Dicas para diferenciar o que é inchaço ou gordura

Saiba como reconhecer os sintomas em seu corpo.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 12h01

Sabe aqueles dias em que você acorda e, como mágica, aquela roupa que sempre te cai tão bem no corpo está mais apertada, a calça jeans não fecha, as pernas estão pesadas e a barriga parece maior? Não há guarda-roupa e humor que passem ilesos nesses momentos, mas a boa notícia é que nem sempre os ponteiros da balança sobem porque você está gordinha, pode ser só a retenção de água no organismo.


A retenção de líquidos é o acúmulo excessivo e anormal de água entre as células do organismo, que, posteriormente, é eliminada pela urina. O ser humano pode reter até 5% de água corporal sem que o inchaço apareça fisicamente, mas há algumas situações que favorecem essa retenção mais aparente, como a ingestão de muito sal e variações hormonais, o que explica o fato das mulheres serem as mais afetadas, principalmente no período menstrual e durante a gravidez.


O médico dermatologista com prática em oxidologia Amilton Macedo (CRM/SP - 80686) diz que essa sensação de que se aumentou de peso da noite para o dia é um dos principais indicativos de que não houve aumento da gordura corporal, mas que há apenas um inchaço. Seja durante a menstruação ou na gravidez, por exemplo, é normal a balança acusar mais quilos do que a mulher gostaria.


“Se esse peso a mais for causado pela retenção hídrica, eles vão embora naturalmente. Agora, se o corpo persistir inchado por muito tempo, principalmente às proximidades do tornozelo, é preciso buscar ajuda médica. O problema pode estar relacionado a alguma doença do rim, do fígado ou da tireoide”, orienta. Segundo Amilton, basta uma simples pressão dos dedos sobre a perna, especialmente na região do tornozelo, para saber se o que a mulher tem é excesso de gordura ou de líquido. Se ficar uma marquinha no local, é retenção de água. “Outra dica é prestar atenção nas marcas da costura das roupas na pele. Muitas das vezes elas também revelam excesso de líquidos”, alerta.


Na gravidez, porém, a retenção de água não é causada apenas por questões hormonais. Além dos hormônios que fazem com que toda a grávida tenha tendência de reabsorver sódio, há também aumento do volume plasmático e do peso uterino, que, acompanhando o crescimento do bebê, começa a comprimir os vasos localizados na região pélvica, prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. “Durante a gestação, o sistema linfático ficar sobrecarregado, devido à velocidade de extravasamento de líquido, ocorrendo a formação de edema, principalmente nos últimos três meses”, explica Macedo.


Em paz com a balança
Embora a retenção de líquido não seja motivo de preocupação, é possível livrar-se dela. E o que é melhor: com medidas simples. Para reduzir a retenção de líquido no organismo o mais recomendável é fazer sessões de drenagem linfática, que super indicada para as gestantes, praticar exercícios físicos regularmente e ter uma alimentação saudável. Controlar o consumo de sal também é fundamental.


“O único processo que acaba com retenção de líquido é a Drenagem Linfática Manual que é feita manualmente através de pressões suaves, rítmicas e precisas, que visam remover o excesso de líquido do corpo aperfeiçoando a silhueta. Mas que fique claro: a massagem drenagem não emagrece. A mulher pode apenas ter uma redução das medidas, caso realmente tenha uma retenção de líquido”, avisa o médico.


Para ajudar a prevenir a retenção de liquido é importante:


- Ter uma alimentação saudável rica em vitaminas e mineras;
- Beber no mínimo 2 litros de água por dia;
- Evitar roupas e sapatos apertados;
- Manter-se fisicamente ativa;
- E evite: embutidos e processados, alimentos em conserva (azeitona, pepino, alcaparra), queijos amarelos, bacalhau, charque, carnes defumadas, temperos industrializados (ketchup, mostarda, shoyo, caldo de carne pronto), patês comprados prontos, margarinas e manteiga com sal, bolachas de água e sal, frituras em geral, doces (chocolate, balas, etc) e refrigerantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.