Alerta

Jojo Todynho faz alerta para o uso de preservativos após filha de amiga contrair HIV

Jojo usou suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira (16), para passar uma mensagem de conscientização aos jovens.

Na Mira

Atualizada em 16/11/2023 às 14h14
Jojo Todynho faz alerta para jovens.
Jojo Todynho faz alerta para jovens. (Foto: Reprodução)

BRASIL - Na manhã desta quinta-feira (16) a cantora Jojo Todynho, de 26 anos, compartilhou um vídeo em seu perfil do Instagram para usar seu alcance e fazer um alerta importante. Jojo teve essa atitude após a filha de uma amiga contrair o vírus HIV, a cantora decidiu mandar uma mensagem direta para conscientizar os jovens.

"Atendendo ao pedido de uma amiga, mãe, que está passando por um processo muito grande com sua filha de apenas 16 anos, que contraiu o vírus do HIV", contou a cantora, que decidiu usar seu engajamento e sua visibilidade para abordar um assunto tão importante.

"Eu também cometi erros na minha juventude, mas a gente aprende, né? Graças a Deus, não tive consequências graves, mas poderia ter tido. Acho que tenho uma grande responsabilidade social muito grande de falar sobre isso e também incentivar os pais a conversarem com seus filhos, orientá-los", disse.

"Existem postos de saúde gratuitos onde é possível buscar informações. Eu sei que pega fogo, bagulho fica doido, mas vamos ter um pouquinho de consciência. Hoje em dia, a medicina avançou surpreendentemente, com médicos e pesquisadores incríveis".

"Temos diversos tipos de tratamento disponíveis para levar uma vida normal, se cuidando... Desculpem se falei algo errado aqui, pois não sou especialista, mas vou procurar algum para fazer uma live", ainda prometeu.

"Vim deixar esse vídeo para vocês, jovens. Por favor, se cuidem e escutem seus pais. 'Ah minha mãe é chata, meu pai é chato'. Não é chato. Porque depois, que o bagulho fica realmente doido, é o chato e a chata que vai estar com você", disse.

"Estou tão triste, mas é uma realidade que temos que falar e não podemos fechar os olhos para isso. Se cuidem, por favor", pediu.

De acordo com o Ministério da Saúde, o HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae e é uma Infecção Sexualmente Transmissível. A aids é a doença causada pela infecção do HIV. Ainda de acordo com a pasta, "o vírus ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção."

O Ministério ainda alerta que "pessoas vivendo com HIV e/ou Aids que não estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável, podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações."

"Indetectável = Intransmissível (I = I): pessoas vivendo com HIV / Aids em tratamento antirretroviral e carga viral indetectável há pelo menos seis meses, não transmitem o vírus por via sexual", informa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.