BRASIL - Cinco alunos brasileiros conquistaram o First Lego League Explorer, considerada a "Copa do Mundo da robótica" para crianças de seis a dez anos, em Houston, cidade norte-americana localizada no Texas. A informação é do Uol.
Os estudantes da Escola Municipal Heitor Villa-Lobos, na periferia de Porto Alegre (RS), foram vencedores na categoria “Melhor Modelo de Solução”. Eles competiam contra 55 equipes de diferentes países.
Conhecidos como os 'Lobóticos', a equipe brasileira é formada por alunos de 9 a 10 anos que idealizaram um projeto de energia sustentável e renovável em um ambiente urbano.
''Criamos uma maquete com energias renováveis, uma pracinha. Pensamos em conjunto, nas energias mais limpas, como a energia solar, eólica e a do movimento. Todos os brinquedos que estão aqui [ela aponta para a maquete], possuem uma plaquinha superpower, que são os objetos que geram energias limpas'', contou a campeã Nathalya Gonçalves ao Uol.
O "Parque do Futuro", como foi chamada a maquete, foi construído usando blocos de lego do kit de robótica e traz, por exemplo, postes de luz com placas solares, que captam a energia do sol durante o dia e iluminam o local à noite.
A competição mundial é organizado pela First Lego League, da Dinamarca. A cada ano, o evento cria normas e missões específicas que devem guiar os estudantes na criação dos projetos.
Saiba Mais
- Robótica global: São Luís sedia a RoboWorld Cup FIRA 2024
- Alunos do SESI-MA obtêm visto norte-americano e irão representar o país em Mundial de Robótica
- Alunos maranhenses competem em torneio nacional com protótipo que amplia a experiência de deficientes auditivos nos cinemas
- Sebrae marca presença no Torneio Sesi de Robótica
- Torneio de Robótica reúne estudantes maranhenses no SESI Araçagi
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.