Competição Nacional de Robótica

Alunos maranhenses competem em torneio nacional com protótipo que amplia a experiência de deficientes auditivos nos cinemas

Equipe de escola municipal de Santo Antônio dos Lopes (MA) apresentará protótipo do equipamento na competição de robótica First Lego League.

Imirante, com informações da assessoria

Alunos maranhenses apresentam protótipo que amplia a experiência de deficientes auditivos nos cinemas.
Alunos maranhenses apresentam protótipo que amplia a experiência de deficientes auditivos nos cinemas. (Foto: Divulgação)

SANTO ANTÔNIO DOS LOPES - Dez alunos da Escola Municipal Coração de Jesus, de Santo Antônio dos Lopes, no Maranhão, vão apresentar em uma competição nacional de robótica, em Brasília, o protótipo de um aparelho que ajuda a ampliar a experiência de deficientes auditivos nas salas de cinema.

A equipe (Ecoje Sal) foi finalista no Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão, em janeiro, e apresentará um projeto inédito. Trata-se de um colete de baixo custo, com 14 pequenos motores, que emitem vibrações e estímulos conforme o decibel do som ambiente captado pelos sensores.

Os idealizadores do equipamento embarcam nesta terça-feira (27) para o Distrito Federal. Lá, eles participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (LFL), etapa classificatória para o mundial de robótica da First, que ocorrerá nos Estados Unidos. O evento desafia estudantes a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna.  

“A invenção visa propiciar a esse público novas sensações com base nas ondas produzidas pelas trilhas sonoras e cenas dos filmes nos cinemas, e com um baixo custo, já que utilizamos materiais simples”, comentou Vinícius Nascimento, professor responsável pela equipe.

A Escola Coração de Jesus foi escolhida por apresentar o melhor IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em sua divulgação mais recente, em 2021. Desde 2022, a instituição recebe patrocínio da Eneva, empresa de energia e gás natural com atuação no Maranhão. Os jovens também integram o Prototipando Sonhos, projeto que leva treinamento, material, concessão de bolsas de iniciação científica e robótica a estudantes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.