Inclusão

'Turma da Mônica' apresenta Sueli, sua primeira personagem surda

A personagem Sueli é apresentada como uma menina de nove anos de idade, muito fã de esportes e se comunica com os demais personagens pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Na Mira

- Atualizada em 02/05/2022 às 18h02
Sueli, fã de esportes, será a primeira personagem surda da história em quadrinhos brasileira.
Sueli, fã de esportes, será a primeira personagem surda da história em quadrinhos brasileira. (Foto: Mauricio de Souza Produções / Divulgação)

BRASIL -A Turma da Mônica ganhará uma nova integrante. Sueli, fã de esportes, será a primeira personagem surda da história em quadrinhos brasileira. O lançamento ocorreu pelas redes sociais da ‘Turma da Mônica’ e aconteceu durante a abertura oficial da 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão, no domingo (1), que é realizada em Caxias do Sul, Rio de Janeiro.

A personagem Sueli é apresentada como uma menina de nove anos de idade, muito fã de esportes e se comunica pela Língua Brasileira de Sinais (Libras). Sueli chega para representar a comunidade surda nos quadrinhos, com o seu lançamento na abertura oficial das Surdolimpíadas a personagem ressalta a importância da inclusão de pessoas surdas no esporte.

“A Turma da Mônica já apareceu em várias histórias se comunicando com Libras, e já fazia tempo que eu pensava em trazer uma personagem surda para fazer parte da turminha. O fato de as Surdolimpíadas acontecerem pela primeira vez no Brasil foi um ótimo incentivo para que a Sueli finalmente nascesse”, conta Maurício de Souza, em nota.

A criação da personagem e de suas características derivaram de uma parceria dos estúdios Mauricio de Sousa Produções com a Derdic, instituição sem fins lucrativos vinculada à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mantida pela Fundação São Paulo e a organização da Surdolimpíadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter e Instagram e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.