Festa do Divino Espírito Santo

Festa do Divino de Alcântara é cancelada devido ao coronavírus

O festejo será em 2021, sob o comando da Imperatriz Alda Silva.

Na Mira, com informações da Secma/MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
A cada ano a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo do país.
A cada ano a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo do país. (Foto: divulgação)

ALCÂNTARA - A tradicional Festa do Divino Espírito Santo em Alcântara não será realizada neste ano de 2020. A informação foi divulgada pela coordenação do evento que decidiu tomar a medida em razão da pandemia do Covid 19, tendo por base as orientações da OMS, Ministério da Saúde, Decreto do Governo do Maranhão e Decreto da Diocese de Pinheiro.

“Neste momento a nossa preocupação deve ser a de resguardar as nossas vidas e do próximo. Que o Divino Espírito Santo nos ilumine e nos dê força para superar esse momento tão delicado”, ressaltou o coordenador geral do evento, Antônio do Livramento Tavares.

Leia também: Via Sacra do bairro Anjo da Guarda é adiada para setembro devido ao coronavírus

A cada ano a cidade histórica de Alcântara abriga uma das maiores festas do Divino Espírito Santo do país, atraindo milhares de fiéis, admiradores e turistas. Com cortejos e rituais ricos em arte, figurino, canto e culinária, a festa é acima de tudo uma experiência de tradição e resistência da comunidade.

Os festejos reproduzem costumes de uma corte imperial, formada por crianças vestidas com roupas de época, usando trajes da corte de imperadores e mordomos. O Império é constituído por um Imperador ou Imperatriz, mordomos-régios e mordomos-mor, que se alternam a cada ciclo. Outro personagem muito conhecido são as caixeiras. Mulheres que tocam tambores e entoam cânticos, repetidos ou improvisados, em louvor ao Divino Espírito Santo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.