Mundo

Era digital atinge bolso de escritores de livros, diz estudo

Renda de autores caiu 30% nos últimos seis anos.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h39
(Foto: José Cruz/Agência Brasil)

ESTADOS UNIDOS - Viver de escrever livros nunca foi uma tarefa fácil e, atualmente, está mais difícil ainda. Isso porque a era digital já dominou o mundo e está afetando o bolso de autores de livros, segundo uma pesquisa divulgada pelo Sindicato dos Escritores Norte-Americanos, Authors Guild.

De acordo com o estudo, a renda dos autores dos EUA, em tempo integral, caiu 30% em 2015, com relação a 2009, o que corresponde a US$ 17.500. Quem é autor em tempo parcial, teve redução de 38% da renda, somando US$ 4.500.

"A onipresença dos e-books significa que a pirataria de livros online é uma ameaça maior hoje do que em 2009. Temos visto uma grande consolidação dentro do mercado editorial, o que representa menos diversidade entre as editoras e um foco exacerbado nos lucros", disse o estudo.

O Publishers Weekly, primeiro site que divulgou o estudo, disse que a revista constatou que a maioria dos autores estaria vivendo abaixo da linha da pobreza dos Estados Unidos se dependesse exclusivamente de escrever.

Por outro lado, a oportunidade de relacionamento entre autores e público é inédita e, de acordo com a pesquisa, "os autores agora têm mais liberdade para escolher um método de publicação e promoção que melhor se adapte às necessidades do livro que querem divulgar".

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.