Decisão judicial

Prefeitura de Mirinzal é obrigada a parar lançamento irregular de lixo

Caso haja descumprimento da ordem judicial, o município deverá pagar uma multa diária.

Imirante com informações da Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h52
(Arte: Imirante.com)

MIRINZAL - O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) conseguiu, na Justiça Federal, que o município de Mirinzal cesse o lançamento irregular de lixo dentro do Projeto de Assentamento Conceição criado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). O município terá que suspender o lançamento de lixo no assentamento e providenciar outro local para o tratamento dos dejetos.

Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o lixão possui uma extensa área a céu aberto e os resíduos são lançados diretamente no solo, de tal forma que se amontoam em diversos pontos. O lançamento irregular de resíduos sólidos proporcionou ao município graves impactos ambientais, prejudicando a saúde da população que reside nas proximidades e colocando em risco o rio integrante do sistema hidrográfico do litoral ocidental.

O município deve, ainda, apresentar um projeto de implantação de um aterro sanitário em local adequado. Pela decisão, o lixão localizado no Projeto de Assentamento Conceição será interditado e em caso de descumprimento da ordem judicial, o município deverá pagar uma multa diária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.