Ceuma anuncia criação de Laboratório de Inteligência Artificial e Laboratório de Robótica e Automação
Os laboratórios são frutos de parcerias estratégicas entre a Universidade Ceuma com empresas e especialistas na área de IA.
SÃO LUÍS - A Universidade Ceuma anunciou, neste mês de julho, a inauguração do Laboratório de Inteligência Artificial (LIA), fruto de uma parceria estratégica com a TED IA e a Wave Technologies, e o Laboratório Avançado de Robótica e Automação (LARA), criado em conjunto com a Globatec Educacional.
O LIA foi anunciado após um encontro entre o Oxygeni HUB, que é a Agência de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Universidade CEUMA, com o professor doutor em Inteligência Artificial Sofiani Labidi e equipe da TED AI.
Durante o encontro, foi discutida a aplicação dos conhecimentos mais avançados no campo da IA pela Oxygeni HUB, destacando o interesse do Ceuma em buscar constantemente estar por dentro das novas tecnologias, para oferecer aos seus alunos o que há de mais atual nessa área de conhecimento.
Para o diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Educacional Ceuma, Marcos Barros, a reunião com o professor Labidi e a equipe da TED AI foi uma agenda de alto nível, pois viabilizou uma parceria estratégica com especialistas na área de IA, para fortalecer a presença da universidade no cenário nacional e internacional de inovação e tecnologia.
“Essas conexões expandem o alcance do nosso ecossistema – composto pelo Oxygeni HUB, INCODE Tech School e programas de pesquisa aplicada – e abrem portas para novas oportunidades em educação digital, inteligência artificial e desenvolvimento de talentos”, destacou Marcos Barros que, após o encontro, anunciou o LIA.
“Temos o orgulho de anunciar uma parceria estratégica com a TED IA e a Wave Technologies para a criação do LIA – Laboratório de Inteligência Artificial da Universidade CEUMA. Instalado no coração do nosso ecossistema, o Oxygeni HUB, o LIA será um espaço de experimentação, pesquisa aplicada e desenvolvimento de soluções em IA, conectando universitários, pesquisadores, startups e empresas em uma jornada de transformação digital”, comemorou Barros.
O LIA tem como objetivos:
Formar talentos em inteligência artificial
Desenvolver projetos de impacto regional
Impulsionar a inovação aberta no Maranhão
Integrar o conhecimento acadêmico com as demandas reais do mercado
“Essa iniciativa fortalece o posicionamento do Oxygeni como referência em tecnologia, educação e negócios no estado e marca mais um passo concreto rumo ao futuro”, destacou o diretor de Inovação e Tecnologia.
Após anunciar o LAI, a Universidade Ceuma também lançou o LARA.
“É com entusiasmo que anunciamos a criação do LARA – Laboratório Avançado de Robótica e Automação da Universidade CEUMA, fruto de uma parceria estratégica com a Globatec Educacional. O LARA será instalado no nosso ecossistema de inovação, o Oxygeni HUB, ampliando ainda mais as fronteiras entre educação, pesquisa aplicada e tecnologia de ponta”, afirmou Marcos Barros.
Os propósitos com o LARA são:
Promover formação técnica e científica em robótica e automação
Desenvolver soluções integradas para a indústria, educação e serviços
Estimular projetos com impacto real em nossa região
Conectar talentos com empresas e startups do setor tecnológico
“Com o LARA, a Universidade CEUMA avança na construção de um campus onde inovação é prática, e tecnologia é linguagem viva”, comemorou Barros.
Sobre o Oxygeni HUB
O Oxygeni HUB é a Agência de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo da Universidade CEUMA, que possui um ecossistema de inovação, tecnologia, educação e negócios, fortalecendo a conexão entre a universidade, o mercado e a sociedade.
O Oxygeni HUB atua por meio de mentorias, hackathons, incubação de startups e formações tecnológicas, o que fortalece a atuação da Agência de Inovação, amplia o impacto dela e posiciona a Universidade CEUMA como protagonista na transformação do Maranhão.
“Quando a gente forma profissionais em tecnologia, quando ajuda a tirar startups do papel, quando conecta empresas com soluções, estamos impactando diretamente o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do Maranhão. Nosso papel é criar pontes entre a Universidade e o mercado, estimulando o empreendedorismo, a inovação e a geração de empregos de alto valor agregado”, afirmou o diretor Marcos Barros.
Ainda de acordo com Barros, o Oxygeni HUB é da Universidade CEUMA, mas ele é um ambiente de inovação aberta.
“Isso significa que além dos nossos alunos e professores, nós também recebemos startups, desenvolvedores, empreendedores, empresas, outras universidades, escolas… Qualquer pessoa ou instituição que queira inovar, empreender ou se desenvolver na área de tecnologia pode se conectar com a gente”, pontuou o diretor de Inovação e Tecnologia do Ceuma.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.