SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta sexta-feira (14), o ministro das Comunicações, Juscelino Filho (União), falou sobre o projeto Carreta Digital que está sendo lançado nesta sexta-feira (14) em São Luís.
“Está sendo executado agora aqui no nosso estado, esse projeto da Carreta Digital, ele inicia hoje aqui no Centro de Ensino Cônego Ribamar Carvalho, aqui em São Luís, onde a carreta vai estar disponível para todos os estudantes daquela unidade escolar e depois que concluir a formação deles, ela vai seguir percorrendo outras unidades escolares em São Luís e em um segundo momento a gente pretende interiorizar com o projeto para algumas cidades do interior do estado”, afirmou Juscelino Filho.
Além disso, o ministro informou quais são os tipos de cursos que serão ministrados dentro desse projeto.
“A meta de formação mínima nessa primeira etapa é de 3 mil estudantes, são diversos cursos que serão ofertados nesse projeto, cursos como curso de robótica, curso de programação Python, programação de sistemas de informática, cursos de desenvolvimento de jogos, a gente sabe hoje que tem muitos estudantes que através de desenvolvimento de jogos tem conseguido mudar a sua vida e a vida da sua família, faturando alto no mercado internacional, o quanto é o mercado aquecido hoje esse de jogos, além de cursos também de montagem e configuração de computadores de alto desempenho e cursos básicos também como de manutenção de celular, que hoje tem gente que ganha vida abrindo sua lojinha ou até em casa mesmo fazendo manutenção de aparelhos celulares, de tablets, enfim, cursos que de alguma forma vão agregar uma oportunidade na vida profissional desses estudantes que já vão estar sendo inseridos no mercado de trabalho”, disse.
O programa Carreta Digital, voltado para capacitar jovens com a oferta de cursos profissionalizantes. A solenidade oficial está marcada para às 10h desta sexta-feira (14), no Centro Educacional Cônego Ribamar Carvalho, localizado na rua Severiano Azevedo, nº 200 - Cohab Anil III. Estarão presentes autoridades do poder legislativo, governo do estado e a comunidade estudantil.
Na oportunidade, o ministro fará, também, a inauguração de um laboratório de informática com a doação de 20 computadores pelo Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em parceria com o Ministério das Comunicações (MCom), por meio do programa Computadores para Inclusão.
O projeto Carreta Digital é uma ação de formação itinerante que percorrerá várias escolas da rede pública na capital e em municípios do interior do Maranhão, ofertando capacitação a crianças e adolescentes em Cursos de Inclusão Digital.
Cerca de três mil estudantes devem ser certificados no estado até o final do projeto, em dezembro deste ano. As turmas vão aprender robótica, montagem e configuração de computadores de alto desempenho (PC Gamer) e manutenção de celulares.
Assista a entrevista:
Ouça a entrevista:
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.