PONTO FINAL

Catulé Júnior diz que seguirá com Brandão em 2026

Terceiro vice-presidente da Alema foi entrevistado nesta quarta-feira (2) no programa Ponto Final da Mirante News FM

Mirante News FM

Atualizada em 02/07/2025 às 10h45
Catulé Júnior, convidado da edição desta quarta-feira (2) do programa Ponto Final
Catulé Júnior, convidado da edição desta quarta-feira (2) do programa Ponto Final (Armando Mendees/Mirante News FM)

SÃO LUÍS - Durante entrevista ao programa Ponto Final desta quarta-feira (2), o deputado estadual Catulé Júnior (PP) comentou a respeito da votação que o elegeu como terceiro vice-presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (Alema).

“Essa vaga de terceiro vice-presidente, ela era ocupada pelo ex-deputado Hemetério Weba, que devido a questões judiciais, ele acabou tendo o mandato cassado e houve a vacância do cargo. Como membro do Progressistas, eu ofereci meu nome primeiramente à nossa bancada, que aprovou o nosso nome e esse nome foi, claro, apresentado em plenário. O deputado Fernando Braide, representando o bloco de oposição, também ofereceu o seu nome e teve uma disputa que eu acho que foi uma disputa muito qualificada, e eu fiquei feliz com o resultado que inclusive ele foi superior à votação que nós esperávamos, tive, obtive trinta e um votos e o deputado Fernando obteve nove votos”, afirmou Catulé Júnior.

O deputado também falou sobre a possível indicação do nome do secretário de Assuntos Municipalistas, Orleans Brandão (MDB), como pré-candidato às eleições de 2026, para o cargo de Governador do Maranhão.

“Eu pessoalmente tenho muito carinho por ele, acredito no potencial do Orleans e acima de tudo, eu acredito na liderança do governador Carlos Brandão nesse processo. Como eu te disse [Jorge Aragão], nós tínhamos, o nosso grupo tinha um líder que se chamava Flávio Dino, que era o líder do nosso grupo político, que fez uma opção de sair da vida política partidária e ingressou, retornou à magistratura, foi ser ministro do STF e ele entregou essa batuta, ele entregou a liderança do grupo ao governador Carlos Brandão, que também tem toda a qualificação de liderança, não só por assumir o governo do estado, mas porque ele tem uma folha de serviços prestado pelo Maranhão digna de respeito e hoje ele é o líder do nosso grupo, desculpa. E eu, claro, vou seguir a liderança do governador Carlos Brandão e, se ele de fato apresentar o Orleans como nosso candidato, com toda certeza terá o nosso apoio e todos os nossos esforços para que esse projeto continue”, disse.

Em sessão extraordinária convocada e comandada pela presidente da Alema, deputada Iracema Vale (PSB), na última quinta-feira (26), foi eleito com 31 votos e empossado, o terceiro vice-presidente da Mesa Diretora da Alema, o deputado Catulé Júnior (PP).

A eleição decorreu da vacância do cargo em decorrência da perda do mandato de Hemetério Weba (PP) e em cumprimento aos requisitos previstos no artigo 8º do Regimento Interno da Assembleia.

Antonio José Bittencourt de Albuquerque Júnior, mais conhecido como Catulé Júnior, tomou posse no cargo de deputado estadual, em janeiro deste ano, em substituição ao deputado Rildo Amaral (PP), que se elegeu e foi empossado no cargo de prefeito de Imperatriz.

Catulé Júnior exerceu o cargo de secretário municipal de Governo, Articulação Política e Segurança Pública de Caxias de 2016 a 2018, e esteve à frente da Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão de fevereiro de 2019 a abril de 2022.

Nas eleições de 2022, candidato pelo Partido Progressistas (PP), recebeu 34.847 votos do povo maranhense. Tem a geração de emprego e renda, a segurança pública e a defesa do turismo como vetor de desenvolvimento como as suas principais bandeiras.

Assista a entrevista:

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.