SÃO LUÍS - No Maranhão, já foram confirmados 18 casos de febre oropouche. Um óbito que estava sob investigação foi descartado pelo Instituto Evandro Chagas e positivado para Influenza. As cidades com registros são: São Luís com dois casos; as cidades de Santa Rita, Pinheiro e Açailândia com um caso; e os municípios de Cidelândia e Bacabeira com os maiores números, nove e quatro, respectivamente. O diagnóstico da Febre do Oropouche é clínico, epidemiológico e laboratorial.
A forma de prevenção da febre do Oropoche é igual à prevenção de outras arboviroses como dengue, zika e chikungunya. Então, é muito importante manter os locais limpos, sem acúmulo de lixo, sem acúmulo de águas paradas que possam servir de criadouros para os mosquitos.
Não existe tratamento específico para a doença. A recomendação para a pessoa infectada é permanecer em repouso, com tratamento sintomático e acompanhamento médico.
Os cuidados com a febre oropouche exigem mais atenção para as gestantes, pois já existem suspeitas de que o vírus cause a microcefalia. Outro motivo para redobrar a atenção junto às grávidas é a investigação de um óbito fetal. Segundo o Ministério da Saúde (MS), análises laboratoriais e de dados epidemiológicos e clínicos estão sendo realizadas para a conclusão e classificação final desse caso. Entre as confirmações da febre oropouche no estado, uma é de uma mulher gestante.
O secretário de saúde do estado do Maranhão, Tiago Fernandes, falou sobre esse e outros assuntos na entrevista ao programa Ponto Final, da Rádio Mirante News FM.
"A febre oropuche é uma febre que existe desde a década 60, 70 no Brasil. É uma doença que acabou se desenvolvendo na parte amazônica. Nesse ano, já tivemos 18 casos confirmados aqui no Maranhão e nenhum óbito”, afirmou Tiago Fernandes.
Saiba Mais
- Prefeito eleito de Morros diz que construirá estádio de futebol no município
- Samba da Tamarineira realiza projeto 'Meu Samba Tem Muito Axé'
- “Quando chega o Carnaval o pessoal olha para mim e já pensa no axé”, diz Fabrícia
- “Desejo representa o melhor momento que eu estou vivendo”, diz Raqquel
- Raro Residencial Service: o luxo em São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.