Imortalizado

Reggae da Jamaica é escolhido Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco

A Unesco anunciou a decisão na sua reunião de Port Luis (Ilhas Maurício), onde examina esta semana várias candidaturas..
Pedro Sobrinho / Jornalista29/11/2018 às 09h56
Reggae Patrimônio da Humanidade (Divulgação)

O reggae da Jamaica, popularizados por músicos lendários como o inesquecível Bob Marley, foi declarado nesta quinta-feira Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. E São Luís, considerada a Jamaica Brasileira, reverbera e festeja com o reconhecimento.

- A sua contribuição à reflexão internacional sobre questões como injustiça, resistência, amor e condição humana destacam a força intelectual, sociopolítica, espiritual e sensual deste elemento do patrimônio cultural - explicou a organização em comunicado.

A Unesco anunciou a decisão na sua reunião de Port Luis (Ilhas Maurício), onde examina esta semana várias candidaturas para sua Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A Unesco destacou que o reggae "conserva intacta toda uma série de funções sociais básicas da música - veículo de opiniões sociais, prática catártica e religiosa - e continua sendo um meio de expressão cultural do conjunto da população jamaicana".

A organização da ONU lembrou que esse gênero musical surgiu de uma "amálgama de antigos ritmos musicais jamaicanos e de outros de origens muito diversas: caribenhos, latino-americanos e norte-americanos".

Em todos os níveis do sistema educacional do país, acrescentou, "está presente o ensino desta música, desde o jardim de infância até a universidade".

Fonte: UOL

Leia outras notícias em mirantefm.com. Siga, também, a Mirante FM no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Peça sua música por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99161-9696.

© 2018 - Todos os direitos reservados.