Troca de Ideia

Marcelinho da Lua em apresentação única em São Luís

O Dj e produtor carioca é integrante da banda Bossacucanova com vários discos lançados e participações especiais da música brasileira e gringa

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 28/03/2024 às 23h55

Neste sábado (30/3), a partir das 20h, tem apresentação única do fabuloso DJ carioca MARCELINHO DA LUA, no MIOLO CAFÉ BAR, na avenida Litorânea. No line tem, ainda o DJ FRANKLIN e o DJ PEDRO SOBRINHO, o aniversariante da noite.

DJ Pedro Sobrinho convida Marcelinho da Lua (RJ) e DJ Franklin (MA). Foto: Divulgação
DJ Pedro Sobrinho convida Marcelinho da Lua (RJ) e DJ Franklin (MA). Foto: Divulgação

BRASILIDADES

Como integrante da banda brasileira Bossacucanova, Marcelinho da Lua teve contato com Roberto Menescal através de baixista da banda Marcio Menescal que era filho deste. A temática da banda alcançou sucesso ao reunir o estilo musical da Bossa nova tradicional com a música eletrônica; com Roberto a banda Marcinho da Lua produziu o álbum Brasilidade lançado nos Estados Unidos e Europa.

Ele lançou o álbum Tranqüilo em 2003, sendo que uma das canções fazia parte da lista de reprodução do FIFA 06, jogo de videogame de futebol da EA Sports. O álbum ainda contou com a participação de Seu Jorge e Mart'nália.

Em 2004 outro álbum: “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style”, onde Marcelinho da Lua usa o estilo de música eletrônica chamado de Dubwise juntamente com o guianiense Mad Professor, que é considerado o mestre do "Dub". O álbum tambem contou com participações de Bi Ribeiro, Black Alien, Roberto Menescal, assim como novamente Mart'nália e Seu Jorge.

Foi bicampeão da categoria Videoclipe de Música Eletrônica do MTV Video Music Brasil com as músicas “Cotidiano” (2004) - releitura da clássica canção composta por Chicvvo Buarque - e “Refazenda” (2005).[2] Ainda em 2004 também seria premiado no Prêmio TIM de Música de 2004, como Melhor Álbum Eletrônico. Marcelinho tocou nos festivais Womad e Roskyld, ambos na Dinamarca, no bar Favela Chic, em Paris, e várias cidades de Portugal. Na Alemanha tocou no Popkomm, maior encontro da indústria da música em Berlim.

Em 2007, numa colaboração com o cantor Ed Lincoln, voltou aos estúdios para gravar uma participação no samba "Sem compromisso".

Em 2006 passou a dar apoio a dois trabalhos sociais distintos: uma ONG e defesa do meio ambiente e a TV Morrinho, sediada na comunidade do Morro do Pereirão, em Laranjeiras, bairro do Rio de Janeiro; ainda apoiou a Caravana Liberdade de Expressão, que levava música para dentro de penitenciárias. Neste período, em 2007 lança o CD chamado "Social", com participações de Martinho da Vila, João Donato, Bi Ribeiro e com as filhas do cantor Gonzaguinha, Amora Pêra e Fernanda Gonzaga.

Em 2012 participou do álbum ao vivo Multishow Ao Vivo: Kid Abelha 30 anos.

Após dez anos sem novos albuns, em 2019, Marcelinho da Lua lançou seu novo álbum, intitulado "Insolente", na edição de maio do "Mar de Música", que aconteceu no Museu de Arte do Rio – MAR. Este álbum reúne diferentes estilos: samba, hip-hop, drum and bass, reggae e bossa nova, contando com parcerias de artistas como Fernanda Takai, Marcelo D2, Larissa Luz, Otto, Gustavo Black Alien e Pedro Luís.

DJ Franklin também no line do rolê de sábado. Foto: Divulgação
DJ Franklin também no line do rolê de sábado. Foto: Divulgação

PARCERIAS

De um lado, MOACYR LUZ, bamba das rodas do samba carioca, compositor que construiu obra em parceria com mestres das letras como ALDIR BLANC (1946 – 2020) e PAULO CÉSAR PINHEIRO. Do outro lado, MARCELINHO DA LUA, produtor musical e DJ que reprocessa o SUINGUE e a BOSSA carioca para as PISTAS.

Juntos a partir de encontro casual na CASA da GLÓRIA em que o compositor questionou a INEXISTÊNCIA de CANCIONEIRO autoral do DJ, MOACYR LUZ e MARCELINHO DA LUA viram PARCEIROS, formam o DUO A LUZ DA LUA – de nome ENGENHOSO – e COMEÇAM a APRESENTAR na QUINTA-FEIRA, 24 de FEVEREIRO, a primeira das DEZ MÚSICAS que FIZERAM e GRAVARAM juntos em PRODUÇÃO que MARCA a ESTREIA de DA LUA na ÁREA da COMPOSIÇÃO.

SAMBA NASCIDO de alguns versos escritos por DA LUA e APRESENTADOS pelo DJ a MOACYR LUZ, que COMPLETOU a LETRA e criou a MELODIA em menos de 24 horas, PARTIDÃO (PARTIDO ALTO) chega ao MUNDO DIGITAL em SINGLE gravado com a VOZ MANEMOLENTE de MARTINHO DA VILA.

MARTINHO é o INTÉRPRETE convidado da FAIXA FORMATADA por MARCELINHO DA LUA com os BEATS do PRODUTOR e os SONS ORGÂNICOS do VIOLÃO de CARLINHOS SETE CORDAS, do CAVAQUINHO de GABRIEL LODDO, das CONGAS de JAHFA e do BAIXO de MÁRCIO MENESCAL. A SUTILEZA das BATIDAS de DA LUA impede a ESTRANHEZA da PARTE dos PURISTAS do SAMBA ao ouvir PARTIDÃO (PARTIDO ALTO).

A IDEIA dos ARTISTAS é apresentar as OUTRAS MÚSICAS do DUO ao LONGO deste ANO de 2022, em SINGLES EDITADOS a cada DOIS MESES, sempre com UM ou DOIS intérpretes CONVIDADOS. Além de MARTINHO DA VILA, A LUZ DA LUA vai trazer MÚSICAS INÉDITAS GRAVADAS com as VOZES de FREJAT  e JARDS MACALÉ (ODISSEIA), LENINE  (CORVO CEGO) e XANDE de PILARES  (CHAPA QUENTE).

O PROJETO FONOGRÁFICO A LUZ DA LUA é FRUTO de PARCERIA entre as EMPRESAS BENGUELA e TRANQUILO INC.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.