Troca de Ideia

Programa Gestores em Movimento chega a São Luís

Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, João Guilherme Ripper, criador e coordenador do programa, diz que o público alvo é formado por estudantes de música e gestores culturais.

Pedro Sobrinho / Jornalista

João Guilherme Ripper, criador e coordenador do Programa Gestores em Movimento
João Guilherme Ripper, criador e coordenador do Programa Gestores em Movimento (Renato Mangoli)

Profissionais que atuam na área da música de concerto de São Luís – uma das capitais de maior diversidade cultural do país – tem a oportunidade de participar do  Programa Gestores em Movimento. O programa chegou a São Luís oficialmente nessa segunda-feira (18/3), data da abertura das inscrições para seleção dos participantes, e conclui com a realização dos concertos do Festival Gestores, no mês de junho. O programa oferece 30 vagas e as inscrições podem ser realizadas pelo site www.gestoresmovimento.com.br. O resultado da seleção será divulgado no dia 19 de abril.

O Programa Gestores em Movimento é dedicado à capacitação de novos administradores e programadores de salas de concerto, teatros e orquestras e traz a experiência de profissionais que atuam em importantes instituições culturais do país. É realizado patrocínio do Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O programa realizará duas edições em 2024. Além da capital maranhense, também retornará a Belém, local de sua primeira edição.

Em entrevista ao jornalista PEDRO SOBRINHO, no PLUGADO, na MIRANTE FM, o maestro e compositor JOÃO GUILHERME RIPPER, criador e coordenador do programa, destaca que o Programa Gestores em Movimento destina-se a músicos, estudantes de música e administradores da área de cultura interessados em gestão de teatros, orquestras e salas de concerto.

- O projeto associa conhecimentos musicais prévios à programação artística, administração, planejamento orçamentário, ações de produção e pós-produção - complementa.

Segundo JOÃO GUILHERME, o Programa Gestores em Movimento é composto por três módulos.

- O primeiro acontece de 2 a 7 de maio na Escola de Música do Estado do Maranhão onde serão apresentadas uma série de palestras e oficinas com renomados profissionais do setor. Esta etapa é concluída com a divisão dos participantes em equipes para a criação das salas-laboratório. O segundo módulo – on-line – é dedicado à tutoria e acompanhamento das salas-laboratório em seu trabalho de elaboração, programação e produção dos concertos que serão apresentados na conclusão. O terceiro módulo é a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos com a realização do Festival Gestores em Movimento, de 7 a 9 de junho no Teatro João do Vale - explica.

Os concertos são programados, produzidos, divulgados e conduzido pelos próprios participantes. Para maiores informações visite o site gestoresmovimento.com.br e o instagram @gestores.em.movimento.

Serviço:

Projeto Gestores em Movimento
Inscrições: 18 de março até 03 de abril
Público-alvo:  músicos, estudantes de música e administradores da área de cultura com conhecimentos musicais, interessados em gestão de salas de concerto, teatros e orquestras. 
Maiores informações: www.gestoresmovimento.com.br e pelo instagram @gestores.em.movimento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.