Qualificação

Gestores de escolas estaduais passam por capacitação

Imirante com informações da Seduc

Atualizada em 27/03/2022 às 12h09

SÃO LUÍS – Teve início, nesta segunda-feira (29), ao curso de formação para gestores escolares. Segundo a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a iniciativa visa fortalecer ações conjuntas em busca da melhoria da qualidade do ensino em todas as escolas na rede estadual. Com a participação das Secretarias-Adjuntas de Ensino (Sae), Projetos Especiais (Sape), Suporte ao Sistema de Ensino (Sasse) e Unidade Gestora de Atividade Meio (Ugam), a formação, também, objetiva informar e atualizar os profissionais da educação sobre atividades educativas, programas e projetos, bem como, aproximar a Seduc dos gestores de escolas da rede pública estadual de ensino.

Representando o secretário de Educação, Pedro Fernandes, o assessor especial, Carlos Sampaio, ressaltou que a formação continuada dos profissionais é uma das metas estratégicas traçadas pela Seduc, na busca da qualidade no ensino público. "A formação de todos os profissionais da educação faz parte do plano de ações estratégicas da secretaria, com objetivo de oferecer a todos os maranhenses uma educação de qualidade. Representa, ainda, um momento importante para aproximar a secretaria do gestor escolar, do aluno, do professor e de todos os atores que estão envolvidos no processo educativo", enfatizou.

Para a secretária-adjunta de Ensino, Leuzinete Pereira, "o momento de formação é extremamente especial para rever caminhos, reconduzir ações, ouvir professores, gestores e alunos, com a finalidade de conduzir de forma eficiente e eficaz o processo de ensino-aprendizagem". "A educação deve ser uma política de estado que possibilite acesso, permanência e qualidade a todos os maranhenses", observou.

Formação

Dentre os assuntos abordados na formação destacam-se a gestão democrática; política de oferta do ensino Médio e Fundamental; gestão inclusiva; legislação complementar do ensino ao currículo escolar; educação de jovens e adultos; prestação de contas; inspeção escolar; dentre outros.

Para Bruna Borsoi, superintendente de Recursos Humanos da Seduc, a capacitação contribui para que gestores realizem suas atividades com mais eficiência. "É importante que os gestores estejam sempre reciclando seus conhecimentos, adquirindo informações para que possam desempenhar suas atividades com mais eficiência", disse.

"A formação continuada e o planejamento são de suma importância para a educação. Esse momento possibilita, também, a aproximação da Seduc de quem está na ponta (a escola) fazendo educação. É um momento de cooperação e colaboração de todos para que o protagonista, o aluno, seja o beneficiado e com isso os resultados positivos da educação sejam alcançados", destacou o gestor Jeferson Plácido, da UI Lúcia Chaves, localizada na Vila Esperança.

Suely Mendes Guterres, gestora da UI Felipe Conduru, ressaltou a importância da formação para ampliar conhecimentos. "Trata-se de um momento ímpar, propício para que o gestor adquira novos conhecimentos e com eles novas oportunidades", declarou.

O encontro de formação para gestores escolares termina, nesta terça-feira (30), e está acontecendo no auditório da Sarh/Seduc, na Avenida Getúlio Vargas, no bairro Monte Castelo, em São Luís.

Para ler mais notícias do Imirante, clique em imirante.com. Também siga o Imirante no Twitter e curta nossa página no Facebook.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.