Troca de Ideia

Da Cor ao Caso: mix de Ancestralidade e Afroturismo

Em entrevista ao Plugado, na Mirante FM, a advogada Anita Machado, fundadora e diretora executiva do Instituto da Cor ao Caso, disse que o objetivo da plataforma é potencializar a narrativa e a história dos protagonistas negros e negras maranhenses.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 20/05/2023 às 09h17
Anita Machado no Troca de Ideia, Plugado, na Mirante FM, com o jornalista Pedro Sobrinho. Foto: Divulgação
Anita Machado no Troca de Ideia, Plugado, na Mirante FM, com o jornalista Pedro Sobrinho. Foto: Divulgação

O INSTITUTO DA COR AO CASO é uma plataforma na internet que apresenta o Caminho Ancestral, um novo olhar e o modo de contar a cidade, valorizando e celebrando a presença do protagonismo do povo e da cultura negra na história de São Luís recheado de histórias, curiosidades, lugares emblemáticos e personagens marcantes e representativos, além de dinâmicas interativas. Assim conceituou a advogada ANITA MACHADO fundadora e Diretora Executiva do INSTITUTO DA COR AO CASO, num TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, na última quarta-feira (17/5), com o jornalista PEDRO SOBRINHO.

- Tendo o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, o Centro Histórico de São Luís é marcado pela ancestralidade através da presença e narrativas de negros e negras que por aqui passaram - invisibilizadas pelo racismo estrutural, marcando a história da nossa cidade, bem como por meio das manifestações culturais que pulsam e resgatam a nossa identidade: a terra do bumba meu boi, do tambor de crioula, do tambor de mina, e de grandes personalidades negras, como Maria Firmina dos Reis e Catarina Mina - destaca.

Empreendedorismo e Afroturismo

Com o intuito de manter uma prática comercial em evolução e que, necessariamente incorpora o desenvolvimento sustentável ao modelo de gerenciamento das demandas e negócios no mercado, o DA COR AO CASO apresenta sua plataforma de letramento racial e diversidade, com o objetivo de criar impactos positivos em organizações públicas e privadas, tendo ainda como vetor o AFROTURISMO para potencializar o protagonismo negro local e fazer com que ele dialogue com o mundo.

- Nossa iniciativa envolve a construção direta de uma relação sustentável entre profissionais no ambiente de trabalho, colaborando para a construção de um mercado mais inclusivo e diverso, com impactos positivos nas performances das equipes. Um mindset que demonstra inovação e consciência social capaz de promover a nossa missão de construir um futuro menos desigual e mais sustentável, agindo como agentes de mudança. Oferecemos cursos, treinamentos, talks, consultorias, laboratórios e implementação estratégica de programas de diversidade - sempre pautando a importância da diversidade no mercado de trabalho, também promovemos e estimulamos produções culturais e artísticas maranhenses, além do nosso vetor de afroturismo, um roteiro inclusivo de resgate da cultura e história negra da cidade de São Luís do Maranhão através das narrativas dos nossos ancestrais. A ação de potencializar a narrativa e a história dos nossos protagonistas negros e negras perpassa pela construção de uma consciência histórico-racial, que é um dos nossos vetores de atuação - explica. SAIBA MAIS DO TROCA DE IDEIA COM ESTA TIMONEIRA, INQUIETA E ATUANTE NO PODCAST PLUGADO, MIRANTE FM.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.