Troca de Ideia

Fotografia é tema de estreia do quadro June no Plugado

Participaram Márcio Vasconcelos e Adalberto Melo, que destacaram a Oficina Cores e Batuques, além da Exposição "São Luís Sob a Luz dos Tambores"

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 05/06/2023 às 08h56

O fotógrafo MÁRCIO VASCONCELOS e o jornalista, também fotógrafo, ADALBERTO MELO, estrearam no último dia 1º de junho, quinta-feira, o quadro JUNE, feito exclusivamente para o quarteto de SANTOS JUNINOS que representa o nosso IMAGINÁRIO e toda a potência da maior festa da CULTURA POPULAR DO MARANHÃO.

Adalberto Melo e Márcio Vasconcelos no Plugado, na Mirante FM. Foto: Adalberto Melo
Adalberto Melo e Márcio Vasconcelos no Plugado, na Mirante FM. Foto: Adalberto Melo

E quando o assunto é fotografia os dois convidados do programa mostraram total afinidade com a arte de fotografar, embora MÁRCIO VASCONCELOS seja fotógrafo por vocação, premiado e reconhecido dentro e fora do Brasil, disse que não tivesse nascido no Maranhão jamais seria fotógrafo.

- Eu sempre digo se eu não tivesse nascido no Maranhão jamais seria fotógrafo. A gente nasce aqui olhando toda essa cultura, toda essa beleza, todo esse colorido, as danças, o batuque, os tambores. O Maranhão assimilou a Cultura Negra. Se o Maranhão não tivesse acolhido tantos negros aqui, nós não tivéssemos essa riqueza cultural, comparada a Pernambuco, Bahia, acredito eu que são os três estados brasileiros que absorveram bem isso. Apesar do sofrimento desses escravizados que aqui chegaram, mas foram fundamentais pra formação da nossa cultura, dessa riqueza cultural e religiosa. Portanto, acabei me envolvendo por essa pluralidade cultural que aqui se estabeleceu - destaca MÁRCIO VASCONCELOS, que irá realizar a quarta edição da OFICINA CORES E BATUQUES, dias 22 e 25 deste mês, reunindo diversos fotógrafos que visitarão os terreiros do bumba meu boi, entre outras brincadeiras tradicionais do Maranhão, em busca das melhores imagens, mas respeitando a tradição.

Já ADALBERTO MELO, sempre apostos e atuante no jornalismo, com passagem por vários veículos de comunicação dentro e fora do Estado, entre as locais, MIRANTE, DIFUSORA, UNIVERSIDADE, afirma que a sua afinidade com o a fotografia sempre esteve presente.

- O jornalista faz o recorte da informação, se debruça sobre fatos, uma determinada situação. E eu comparo o trabalho do fotógrafo como uma extensão do jornalismo. O fotógrafo retrata o olhar e um ãngulo particupar, aquele momento, aquela luz que deseja aproveitar jornalisticamente. Sempre tive respeito pela fotografia. Comecei fotografando com o celular, fotos documentais pela TV Difusora na comunidade Mamuna, em Alcântara. Em 2019, comecei com uma câmera profissional, de forma tímida, fui aperfeiçoando e os resultados, o reconhecimento, vieram ao participar de concursos - conta ADALBERTO, ue hoje é membro do COLETIVO FOTO CLUBE POESIA DO OLHAR, em São Luís.

Exposição

A exposição fotográfica do Foto clube Poesia do Olhar está em cartaz até o dia  31 de julho de 2023 no Mirante da Cidade, na Rua do Egito, 283. Aberta no dia 1 de junho, a mostra pode ser visitada de quinta e sexta-feira das 15h às 18h30 e aos sábados e domingos das 09h às 17h30, com agendamento gratuito pelo  site https://mirantedacidade.saoluis.ma.gov.br. A exposição faz parte do projeto  “São Luís Sob a Luz dos Tambores”, que propõe evidenciar, de modo artístico e  cultural, a cidade de São Luís, a partir do olhar literária do escritor Josué Montello  na obra “Tambores de São Luís”.

A exposição se utiliza de fotografias produzidas pelos membros do Foto clube, publicadas no fotolivro Tambores, que também faz parte do projeto, e busca  proporcionar um pensamento crítico e despertar no público uma busca mais profunda sobre a história de São Luís. O projeto é composto por um livro  fotográfico resultado de um minucioso trabalho de pesquisa e tem a participação de 19 fotoclubistas, entre os quais, o jornalista ADALBERTO MELO.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.