Troca de Ideia

Emaranhadas lança Guia de Sabedoria de Mulheres da Amazônia

Quem deu detalhes sobre o projeto e o livro foi Polyana Amorim, membro do Rede Emaranhadas e do Coletivo Reocupa

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 08/04/2023 às 07h32
Polyana Amorim na Mirante FM. Foto: Divulgação
Polyana Amorim na Mirante FM. Foto: Divulgação (Emaranhadas)

Participando do TROCA DE IDEIA, no PLUGADO, na MIRANTE FM, POLYANA AMORIM, falou do projeto EMARANHADAS, feita em parceria com o COLETIVO REOCUPA.

EMARANHADAS é um projeto que tem por objetivo conhecer, visibilizar e intercambiar, dinâmicas, experiências e resistências que se assentam em premissas de cuidados coletivos, do direito da terra, território, da natureza e do sentir político e empírico, além de fortalecer redes e os processos auto-organizativos construídos pelas mulheres da Amazônia maranhense da região metropolitana de São Luís. Para isso, estão sendo mapeadas lideranças, grupos, coletivos e/ou orgs que apresentem iniciativas de resistência territorial, de experiências resilientes e práticas comunitárias com o intuito de difundir tais visões, práticas e valores por meio de materiais político-pedagógicos.

Receitas afetivas de mulheres que aprenderam com seus familiares, em momentos diferentes da vida, conectando passado, presente e futuro. Práticas de bem viver, revelando saberes populares como, por exemplo, buscar na natureza um remédio para determinada enfermidade ou como aproveitar melhor alimentos ou ainda reinventá-los em mecanismo para escapar da insegurança alimentar.

A riqueza desses ensimentos está na obra Guia de Práticas de Bem Viver: memória e sabedoria de mulheres da Amazônia maranhense, publicação independente e, como o título sugere, traz dicas de 13 mulheres, co-autoras, alcançadas pelo projeto, com projeto gráfico, organização e metodologia do Coletivo Etinerâncias.

O livro, lançado no dia 18 de março, é uma  iniciativa da Rede Emaranhadas, com apoio do Instituto Clima e Sociedade. Criado em 2021, o projeto Emaranhadas, teve como objetivo, em seu primeiro ano, mapear e reunir as experiências de bem viver de mulheres da região metropolitana de São Luís (MA), em encontros onde pudessem interagir e intercambiar vivências e saberes.

O site onde estão registradas todas as atividades desse primeiro ano de atividades e ações é o www.emaranhadas.org. Olivrotambém está disponibilizado de forma física e virtual.

O Guia de Práticas para o Bem Viver: memória e sabedoria das mulheres da Amazônia maranhense tem o objetivo de salvaguardar a memória destas mulheres e perpetuar esses saberes para que as próximas gerações possam consultá-las e se inspirar para criar novas receitas de cuidado, e Bem Viver, respeitando a natureza e mantendo os saberes ancestrais vivos.

Os exemplares serão vendidos a preços simbólicos para manutenção das atividades desenvolvidas na Rede Emaranhadas.

Perfil

POLYANA é formada em Comunicação Social, com mestrado em Cultura e Sociedade.  Trabalha com docência do ensino superior, comunicação digital e comunicação comunitária. É membro do Coletivo Reocupa - entidade associativa que atua na democratização da arte, cultura, educação política popular e ambiental; coordenadora da filial MA do Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher; e coordenadora de comunicação da Rede Emaranhadas - Proteção e autocuidado das  Mulheres e de suas resistências para o bem viver na Amazônia Maranhense.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.