SÃO LUÍS - Com o objetivo de unir esporte, educação e sustentabilidade, a Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho D’Água (ASBOA) está transformando realidades por meio do projeto "Onda Verde”. A iniciativa está sendo desenvolvida em escolas públicas dos municípios do litoral maranhense, promovendo atividades que vão muito além das ondas do mar. Dividido em dois eixos principais, o projeto oferece aulas práticas de surf e bodyboard na praia do Olho D’Água, em São Luís, além de oficinas de educação ambiental, com foco especial na construção de pranchas feitas com garrafas PET — uma proposta que alia criatividade, consciência ecológica e acessibilidade ao esporte. As atividades serão realizadas na praia Olho d’Água, em São Luís, e nas escolas públicas de 12 munícipios (São Luís, São José do Ribamar, Raposa, Paço do Lumiar, Alcântara, Apicum Açu, Barreirinhas, Cururupu, Guimarães, Primeira Cruz, Santo Amaro e Arari).
Neste primeiro ano de execução, o “Onda Verde” já percorreu as cidades de Cururupu; Escola São José - Ilha dos Lençóis, Apicum Açu, UMI José Amado, com visita na Ilha da Baleia, e Guimarães, na Praia de Araoca.
Durante as oficinas, os estudantes aprendem a montar suas próprias pranchas utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET, madeira reutilizada e fitas adesivas. Além do aprendizado técnico, os participantes recebem orientações sobre preservação do meio ambiente, impacto dos resíduos sólidos nos oceanos e o papel de cada um na construção de um futuro mais sustentável.
Transformando vidas com as ondas
Para a equipe da ASBOA, o projeto “Onda Verde” representa uma oportunidade única de inclusão social e valorização da cultura do surf como ferramenta de educação e cidadania. As aulas nas praias também ajudam a fortalecer vínculos com a natureza e despertam nos jovens o sentimento de pertencimento ao território em que vivem.
Além disso, a iniciativa tem potencial para revelar talentos e estimular a prática esportiva de forma acessível, já que muitos dos participantes têm pouco ou nenhum contato prévio com atividades aquáticas.
Com a força das marés e a energia da juventude, o “Onda Verde” segue navegando pelas comunidades do litoral maranhense, levando consigo uma mensagem clara: é possível aprender, se divertir e cuidar do planeta ao mesmo tempo.
"A proposta é poder aproveitar mais o nosso litoral e despertar sobre a importância da preservação do mesmo por banhistas e pelo poder público. Fazer o alerta relativo ao forte aumento do lixo flutuante nos oceanos. Este problema causa a alta mortandade dos animais marinhos. A solução é diminuir o descarte dos resíduos em rios, lagoas, praias, córregos, encostas, dentre outros, com o reforço da educação ambiental nas escolas”, comentou Rogério Verde, presidente da ASBOA.
O “Onda Verde” foi aprovado pela Lei de Incentivo ao Esporte Federal e conta com o patrocínio do Banco Itaú.
Mais sobre a ASBOA
A associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho D’água - ASBOA foi fundada em 14 de fevereiro de 2004, e tem como atividade a prática de esporte, aliada a atividades de preservação e conservação das praias e do meio ambiente. As ações da ASBOA, visam esclarecer a comunidade sobre a importância em se manter as praias limpas e que esse é um bem universal gratuito e precisa ser preservado para as próximas gerações.
Saiba Mais
- Startup maranhense lidera iniciativas de descarbonização e turismo sustentável no Brasil
- Entenda a estratégia do Brasil para a transformação ecológica
- Atratividade e sustentabilidade empresarial serão debatidos do 13º Comarh; VÍDEO
- Quatro escolas públicas do MA são semifinalistas de premiação global sobre tecnologia e combustíveis alternativos
- Emaranhadas lança Guia de Sabedoria de Mulheres da Amazônia
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.