MPM

Cantor e compositor Nosly lança disco intitulado "Sambas"

Após quase sete anos sem gravar, o músico retorna com um disco recheado de dez faixas autorais, com composições dele e parcerias.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 27/03/2022 às 10h56
Nosly e o seu novo disco Sambas.
Nosly e o seu novo disco Sambas. (Nosly Jr)

'SAMBAS' é o nome do novo disco do cantor e compositor maranhense, Nosly, produzido de forma independente. Depois de quase sete anos, o último trabalho dele foi "PARADOR", o músico retorna com este trabalho recheado por dez faixas autorais, em que reúne os velhos e novos parceiros de composições.

Acompanhado por Kiko Continentino (piano), Rogério Dy Castro (baixo), Victor Bertrami (bateria) e Wendel Silva (percussão), além das participações de Carlos Malta, Marcelo Martins e Jorge Continentino, Nosly traz no repertório canções, tais como, "AMAR É BOM', feita em parceria com Gerude, assim como "É BOM VIVER" E "SEGURA O BANZEIRO".

Outros velhos camaradas presentes no trabalho do músico são os compositores, já falecidos Nonato Buzar em "CORAÇÃO NA VOZ", feita também com o auxílio de Gerude, "VOCÊ VERIA", e o sambista João Nogueira que deixou como registro "LADEIRA".

Na listagem tem ainda Carlos Berg e Gerude, em "PAGAR PRA VER", Luís Lobo em "SAMBA EM SETE" e "JAPI", concebida com Zeca Baleiro, cuja a cumplicidade é fraternal.

E quem fecha o disco "PEDRA DO MAR", de autoria apenas de Nosly, este andarilho, harmônico e inspirado em conceber música, compor e interpretar com lirismo, não esquecendo as origens, mas absorvendo a necessidade de interagir com os povos para não perder o bonde da história.

Perfil - Nosly é autor de mais de 200 composições em diversos estilos, da MPB tradicional, passando pela Bossa Nova e pelo blues, até chegar aos ritmos dançantes como baião, reggae e funk. Entre os seus parceiros estão Zeca Baleiro, Nonato Buzar, Chico César, João Nogueira, Telo Borges, Tibério Gaspar, Luis Carlos Sá, Sérgio Natureza, Chico Anisyo e Joe Hamilton, além dos poetas Olga Savary e Celso Borges.

Nosly nasceu em Caxias, Maranhão, em agosto de 1967, e começou a compor na adolescência, já morando em São Luís. Autodidata, conquistou rapidamente os espaços culturais da cidade destacando-se em festivais.

No início dos anos 80 iniciou parceria com Zeca Baleiro com quem realizou vários shows na cidade. Em 1986 mudou-se para Belo Horizonte onde residiu até 1995. Aprimorou seus conhecimentos como violonista estudando, entre outros, com Ian Guest, Nelson Faria e Cláudia Cimbléris, além de fazer workshops com Toninho Horta, Dori Caymmi, Hermeto Paschoal e Heraldo do Monte.

Na capital mineira atuou por três anos como violonista na Orquestra de Violões do Palácio das Artes. Tocou, também, como convidado, em shows de Toninho Horta, Lô Borges, Flávio Venturini e Paulinho Pedra Azul.

Nosly participou de festivais por todo o país, com destaques para o Canta Nordeste (Rede Globo, 1995) e o Festival do Carrefour, em duas oportunidades (1992 e 1993).

Em 1995, realizou vários shows no exterior. Ao lado da banda Brasil Corcovado, da cidade de Colônia/Alemanha, fez 44 apresentações em turnê por cinco países europeus: Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda e Suíça.

Dois anos depois, voltou a Europa como convidado do compositor escocês, Joe Hamilton. Juntos, tocaram no The Garden London Jazz Festival, realizado em Canterbury, Inglaterra. Nosly teve, ainda, participação especial no novo disco de Hamilton.

O artista morou em Andorra e Alemanha entre 2003 e 2009. Antes disso, foram 10 anos de Belo Horizonte e 10 de Rio de Janeiro. Na Europa, além de shows próprios, produziu, fez arranjos e parcerias do disco Desde El Corazon (Paris, 2005), do compositor Otelo Netto, brasileiro radicado na Espanha. E lançou seu segundo trabalho Nave dos Sonhos (2007). Nosly voltou a morar em São Luís, em 2009.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.