Novela

Renascer: crime macabro de Damião, chegada de Sandra e segredo de José Augusto marcam a semana

No podcast Papo de Novela, saiba o que vai acontecer nos próximos capítulos da trama das 9

Thales Matos

Podcast Papo de Novela conta os destaques da semana de Renascer
Podcast Papo de Novela conta os destaques da semana de Renascer (Foto: Reprodução/Globo e Globo/Angélica Goudinho)

A semana de Renascer será marcada pela chegada de uma nova personagem: Sandra (Giullia Buscacio). Filha de Egídio (Vladimir Brichta) e de Dona Patroa (Camila Morgado), ela volta para a fazenda dos pais depois de uma temporada na capital. E assim que chega, ela tem um primeiro encontro bem tumultuado com João Pedro (Juan Paiva).

No podcast Papo de Novela, você também fica sabendo que nos próximos capítulos da novela, o Damião (Xamã) vai assassina rum homem à sangue frio. E mais: José Augusto (Renan Monteiro) finalmente conta o seu segredo a José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Sandra chega à casa dos pais

Depois de uma longa viagem que começou em Salvador, Sandra chega à fazenda dos seus pais Egídio e Dona Patroa. Mas assim que coloca os seus pés na casa, ela e o "coronel" entram em atrito, para desespero da dona de casa.

Egídio não gosta nada de ver a filha na fazenda e não aprova quando ela conta que largou a faculdade de Direito.

"Se num foi falta de dinhêro... deve de tê arranjado algum enrosco com homem", acusa Egídio.

"E eu tê sentido saudade do senhor e de mainha num lhe basta, coronel Egídio Coutinho?", retruca Sandra.

Depois de muito bate-boca na fazenda, Sandra sai para cavalgar. Mas no meio da estrada, o animal para de obedecer aos comandos de Sandra e ela fica impaciente. João Pedro flagra a cena e tenta ajudar.

"Num é só porque a moça é essa buniteza toda que vai trazê o bicho na corda curta."

"Eu dispenso a ajuda... Mas, se você puder me poupar dos comentários machistas, já tá mais que de bom tamanho!", responde Sandrinha.

João acusa a moça de estar distribuindo coice e afirma que só estava tentando ajudar. Nesse momento, ele consegue acalmar o cavalo e deixa Sandra encantada com o seu jeito com os animais. Tudo parece resolvido até que ela conta que está voltando para a fazenda de seus pais.

"Que fazenda?", pergunta João, desconfiado.

"Do Coronel Egídio Coutinho... sou filha dele."

É então que João larga Sandra, que acaba caindo do cavalo novamente:

"Sai prá lá... [...] "Vá pro diabo! Ô, peste!". diz João diante da informação.

Damião mata um homem

Mesmo depois de se casar com Ritinha (Mell Muzzillo), Damião não consegue esquecer a promessa que fez para Chico (Mac Suara) em seu leito de morte: ir atrás do homem que lhe pagou para matar José Inocêncio.

Damião espera o cair da noite para pegar estrada sem ser visto. No caminho, ele diz para si mesmo: "Se eu num tomá essa providênça vem ôtro no meu lugar e faz o que tem que feito. Deus é que me perdoe, mais eu tenho que conta disso d’uma vez por todas, ou, então, num vô tê sossego e é nunca nessa vida!"

Ao chegar no casebre do homem que encomendou a morte do fazendeiro, Damião ouve a seguinte pergunta: "E então... comé que foi? Já tão se bebêno o desinfeliz por lá?"

"Tão bebêno seu Zé Inocênço, não sinhô. [...] Eu dei cinco tiro nele... e as bala parecia até que batia e vortava", mente Damião.

Damião aproveita que eles estão sozinhos na casa para exigir o nome do mandante que ordenou a morte de Zé Inocêncio.

"E se num tivé ôtra pessoa? E se eu mêmo que lhe dei a orde pra esse sirviço?"

Damião insiste em saber o nome, mas o homem, percebendo o perigo, corre para o interior da casa. Damião vai atrás e, depois de uma briga intensa, consegue dar cabo do homem.

Ao voltar para a fazenda, Damião se depara com José Inocêncio. O fazendeiro o coloca contra a parede e insiste em saber a verdade:

"Você num vai ficá nessa fazenda e nem vai me levá Ritinha daqui enquanto eu num saber onde é que você teve esse tempo todo... e porque é que abandonou o serviço."

Damião diz que não gostaria de ter que contar o que realmente aconteceu, mas Inocêncio deixa claro:

"Mas é uma ordem! Ou lhe mando embora daqui!"

José Augusto abre o coração ao pai

José Augusto já confessou a João Pedro que se separou da mulher após descobrir que foi traído. Sabendo como José Inocêncio encara o casamento, Guto nunca teve coragem de se abrir com seu pai. Mas agora, ele estará decidido a ter um papo sério com o fazendeiro.

Com suas malas debaixo do braço, José Augusto chega à fazenda de seu painho disposto a contar o que aconteceu.

"Achei que você só fosse me aparecê aqui quando a sua mulher quisesse vir junto", diz José Inocêncio.

"Na verdade, foi um pouco esse o motivo pra eu ter demorado tanto pra dar as caras... [...] É que... é que eu me separei, painho", conta José Augusto.

Inocêncio começa a reclamar da atitude do filho e lamenta que nenhum dos seus herdeiros tenha conseguido ficar muito tempo em uma relação de papel passado. É então que Guto revela o motivo da separação:

"Eu peguei ela na cama com outro!"

"Aquela desgramada lhe botô um par de chifre depois de tudo que você sempre deu a ela?"

É então que José Augusto faz um pedido ao seu pai:

"Eu abri mão do consultório e do apartamento... caso contrário teria que dividir tudo com ela. E vim pra cá pra ficá, painho... isso é, se o senhor me aceitar em sua casa."


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.