Na Câmara dos Deputados

Maranhão tem três titulares na Comissão do Impeachment instaurada na Câmara dos Deputados

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

O Maranhão terá nove deputados federais integradando a Comissão de Especial de Análise do Processo de Impeachement da Presidente Dilma Rousseff montada durante a tarde desta quinta-feira (17) na Câmara dos Deputados.

Com três representantes em cargos titulares - João Marcelo (PMDB), Weverton Rocha (PDT) e Júnior Marreca (PEN) - e seis como suplentes - Alberto Filho (PMDB), André Fufuca (PP), Aluísio Mendes (PTN), Cleber Verde (PRB), Pedro Fernandes (PTB) e Hildo Rocha (PMDB), o Estado compõe a comissão que foi aprovada com 433 votos a favor e 1 contra pelos parlamentares no Congresso Nacional.

Entre as siglas, PMDB e PT terão cada um oito representates titulares e oito suplentes. O PSDB vem logo atrás com seis titulares e seis suplentes. Joavir Arantes (PTB-GO) foi eleito relator da comissão e Rogério Rosso (PSD-DF) presidirá o colegiado.

A partir da instalação da comissão especial, a presidente Dilma terá dez sessões do plenário da Câmara para apresentar sua defesa e o colegiado terá cinco sessões depois disso para votar parecer pela continuidade ou não do processo de impeachment.

Para a instauração é preciso o voto de 342 deputados. O Senado pode invalidar essa decisão da Câmara. Se avalizar, a presidente da República é afastada por 180 dias, enquanto durar a análise do mérito das acusações contidas no pedido de impeachment.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.