Acorda Maranhão

Sarney Filho fala sobre a PEC da Maioridade Penal

Saylon Sousa / Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

O deputado federal Sarney Filho (PV-MA) foi o entrevistado do jornalista Jorge Aragão no programa Acorda Maranhão, na Rádio Mirante AM, desta quinta-feira (02). Entre os assuntos, temas como a aprovação da Redução da Maioridade Penal e as discussões sobre a Reforma Política.

Ao ser questionado sobre a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) da Redução da Maioridade Penal, o deputado se mostrou a favor do texto, e disse que não acredita que menores de idade capazes de cometer crimes hediondos fiquem impunes. A admissibilidade da PEC foi aprovada pelo Comissão de Constituição de Justiça (CCJ) na última terça-feira (31). Trata-se do primeiro passo para o andamento da proposta na Casa, no qual os deputados avaliam que o texto está de acordo com a própria Constituição. Na votação, 42 deputados foram favoráveis à PEC e 17 contrários.

"Eu acredito que com 16 anos, nos dias de hoje, ele [menor de idade] já tem responsabilidade. Ele já sabe o que está fazendo (...) não é nenhum alienado. Portanto, a princípio, esse jovem de 16 anos comete crimes, homicídios, participa de quadrilhas... evidentemente ele não pode ficar impune." disse o deputado taxativo sobre a questão.

Contudo, Sarney Filho acredita também que somente isso não é o suficiente. É necessário se repensar o atual sistema prisional.

"Nós temos que fazer uma lei e um cronograma, uma escala, de tal forma, que não agrave ainda mais os problemas prisionais. Por que aí, em vez de estarmos solucionando os problemas estamos é ajudando a aumentá-lo.”, Concluiu.

Já sobre a Reforma Política ele disse:

“A Reforma Política ela vai sair! Alguma mudança vai haver, mas não é, segundo eu penso, a Reforma Política que as pessoas esperam. Não vai ser em nada radical.”

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.