Grande Ilha de São Luís terá gratuidade no transporte urbano e semiurbano durante o primeiro turno das eleições municipais
A medida que garante a gratuidade nas passagens do transporte coletivo semiurbano foi anunciada nesta quarta-feira (2).
MARANHÃO - Foi anunciada, nesta quarta-feira (2), a gratuidade no transporte urbano e sermiurbano nos quatro municípios que compreendem a Grande Ilha de São Luís durante todo o dia de votação das eleições municipais, que ocorre neste domingo (6). A medida para o transporte semiurbano também será adotada no município de Imperatriz.
De acordo com a Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), a medida foi adotada com o objetivo de facilitar o deslocamento dos eleitores, garantindo o acesso aos locais de votação e contribuindo para a mobilidade em toda a região.
Para usufruir da gratuidade, o usuário dos transportes deverá apenas apresentar o título de eleitor ou e-título para o motorista do ônibus.
Veja a nota da MOB:
A Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB) informa que, neste domingo (6), durante as eleições municipais, haverá gratuidade no transporte semiurbano da Grande Ilha e em Imperatriz. A medida facilita o deslocamento dos eleitores, garantindo o acesso aos locais de votação e contribuindo para a mobilidade em toda a região.
Frota de ônibus em São Luís
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) também emitiu um comunicado, informando que, além da gratuidade nos coletivos, também irá disponibilizar, no dia 6 de outubro, o mesmo quantitativo de frota de ônibus que circula nos dias úteis. Segundo o órgão, a medida cumpre a Resolução n° 23.736, de 27 de fevereiro de 2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa proporcionar o deslocamento dos eleitores ida e volta dos seus locais de votação, das 8h às 17h (horário de Brasília).
Veja, na Íntegra a nota da SMTT:
Em função do primeiro turno das eleições municipais 2024, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) informa que vai disponibilizar, no dia 6 de outubro (domingo), o mesmo quantitativo de frota de ônibus que circula nos dias úteis. A medida cumpre a Resolução n° 23.736, de 27 de fevereiro de 2024 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e visa proporcionar o deslocamento dos eleitores ida e volta dos seus locais de votação, das 8h às 17h (horário de Brasília).
A SMTT informa também que, no dia 6 de outubro (domingo), de meia noite, até às 22h, será concedida gratuidade nas tarifas do serviço público de transporte coletivo urbano de passageiros no município de São Luis, às pessoas que apresentarem o título de eleitor ou qualquer outro documento autorizado pela justiça Eleitoral para votação.
A operacionalização dos serviços será coordenada e fiscalizada por meio do Centro de Controle Operacional (CCO), que irá verificar a necessidade de aumento ou redução de frota, baseado na demanda constatada durante a operação, além de acompanhar o pleno cumprimento do empenho de frota e viagens programadas, conforme a programação prevista.
Também será realizado o apoio às operações de trânsito, onde a secretaria disponibilizará equipes de agentes com viaturas nos principais pontos de acesso aos locais de votação, para proporcionar fluidez ao trânsito nessas regiões.
Não haverá gratuidade no transporte de Ferry Boat
Já a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) anunciou que vai realizar, entre 4 e 11 de outubro, a operação especial 'Eleição 2024' nos terminais da Ponta da Espera e Cujupe. Durante o período são esperados até 60 mil passageiros e 10 mil veículos em até 24 viagens diárias, podendo chegar a 34 viagens, conforme a demanda e a disponibilidade das embarcações.
Entretanto, de acordo com a Emap, as viagens serão realizadas com a utilização de cinco ferries. Não haverá gratuidade para os eleitores e a aquisição das passagens será feita normalmente, tanto para o trecho de ida quanto de volta.
Saiba Mais
- Brasil registra recorde de profissionais de saúde eleitos no 1° turno
- Oito em 10 prefeitos que tentaram reeleição conquistaram novo mandato
- Entenda como um vereador é eleito e como funcionam os quocientes
- Vereadores reeleitos são 40% dos escolhidos para câmaras municipais
- Sete cidades elegeram prefeitos indígenas no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.