Acorda Maranhão

Aluísio Mendes fala da aprovação da PEC da Maioridade Penal na Câmara dos Deputados

Rádio Mirante AM

Atualizada em 27/03/2022 às 11h00

O Deputado Federal, e ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Mendes (PSDC-MA) esteve no estúdio da Rádio Mirante AM e conversou com o radilaista Jorge Aragão no programa Acorda Maranhão desta segunda-feira (24). Entre os assuntos da entrevista a Proposta de Emenda a Constituição 171/13, a PEC da Maioridade Penal, que após aprovação pelo plenário da Câmara dos Deputados já vê algumas barreiras para sua possível legalização devido a setores - dentro da câmara, contrários a PEC, que já buscam engavetá-la.

"Eu entendo que esse é um assunto que está há 20 anos sendo discutido na camara dos deputados. Não foi falta de discussão, foi falta realmente de uma discussão política que foi tomada agora. Qualquer pesquisa feita no país aponta que mais de 80-85% da população brasileira era favorável. Alguma coisa tinha que ser mudada!", disse o deputado.

A PEC aprovada pelos deputados prevê redução da maioridade nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

Ao ser questioando sobre a Operação lava Jato, e o forte apelo midíatico dado ao tema, Aluzío Mendes foi enfático:

"Sem dúvida nenhuma uma operação dessa dimensão ela chega em momento em que alguns setores começam a estrapolar a questão da legalidade da operação. Mas eu acho que a mensagem que fica é isso, hoje nós temos instituições muito sólidas, instituições que estão trabalhando a favor do povo, um ministério público independente, uma polícia federal extremamente operativa... MAs eu acho que é um momento onde você tem que tratar com mais serenidade e com menos holofotes uma questão dessa envergadura.", concluiu.

Ouça a entrevista:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.