Matões

MP-MA quer obrigar Estado a designar defensor público para comarca

MP-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 12h04

SÃO LUÍS - Por meio de Ação Civil Pública com pedido de liminar, ajuizada nesta quinta-feira, 15, a Promotoria de Justiça de Matões busca obrigar o Estado do Maranhão a designar, no prazo de três meses, um defensor público para atuar e responder na comarca, atendendo a população carente, ao menos duas vezes por semana, até que seja provido o cargo.

No mérito da ação, o Ministério Público pede que o Estado seja obrigado a manter de forma contínua o serviço de atendimento jurídico gratuito à população prestado pela Defensoria Pública, notadamente em prol de réus necessitados que venham a ser presos e das demais pessoas que precisam de tutela de urgência.

A promotora de justiça Patrícia Fernandes Gomes Costa Ferreira, titular da Promotoria de Matões, na ação civil, informou que o Estado vem descumprindo a obrigação constitucional de manter a Defensoria Pública atuando em todos os seus órgãos jurisdicionais. Com isso, afirma a representante do Ministério Público, todos os dias audiências são remarcadas porque não puderam ser feitas pela falta de defensor a uma das partes. “Aliás, se o réu Estado do Maranhão contestar alegando que existe defensor público na comarca, desde já pode-se pedir a aplicação da pena de litigância de má-fé”, opinou.

A Ação Civil Pública prevê ainda que, se ficar inviabilizado o provimento do cargo por falta de candidatos aprovados em concurso público, o Estado seja obrigado a designar um defensor público do quadro da Defensoria Pública Estadual para atuar na Comarca de Matões, ao menos duas vezes por semana, para atender às demandas da população local.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.