Coronavírus

Número de casos do novo coronavírus no Maranhão sobe para 14, afirma governador

Flávio Dino confirmou aumento de pacientes monitorados em publicação no Twitter.

Gustavo Arruda e Liliane Cutrim / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h08
Casos de coronavírus no Maranhão estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde.
Casos de coronavírus no Maranhão estão sendo monitorados pela Secretaria de Saúde. (Divulgação)

SÃO LUÍS - O governador Flávio Dino informou, na noite desta quinta-feira (26), que o Maranhão tem 14 casos confirmados do novo coronavírus (COVID-19). Em publicação no Twitter, Dino disse que a expectativa é de aumento no número de pacientes, mesmo com uma série de ações para impedir a propagação da doença.

O boletim atualizado com casos confirmados, suspeitos e descartados do coronavírus será divulgado pela Secretaria de Saúde (SES) nesta sexta-feira (27). O último balanço, publicado na tarde desta quinta, apontou 10 casos confirmados da Covid-19 no Maranhão. Os dois últimos casos confirmados foram registrados em São Luís: um homem de 55 anos, com histórico de viagem para Europa (Amsterdam, Paris, Bélgica), e uma mulher de 28 anos, com histórico de viagem para São Paulo.

De acordo com a SES, todos os pacientes com casos confirmados estão em isolamento domiciliar, apresentam quadro estável e são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS).

Em relação ao caso do médico Luciano Danda, que veio de São Paulo para Imperatriz e testou positivo para a doença, a SES afirma que o médico realizou o teste fora do Maranhão, por isso, o caso foi notificado pelo estado de São Paulo, onde o médico reside. Mas, por se encontrar no Maranhão, a equipe do CIEVS Estadual passa a monitorar o caso confirmado, que permanece em isolamento domiciliar e apresenta quadro estável.

A Secretaria informou, ainda, que desde o início do monitoramento, foram registrados 1.035 casos de possível infecção por Covid-19. Destes, 297 casos foram descartados. Até o momento, 728 casos suspeitos são acompanhados por equipes do CIEVS, em 77 cidades do Maranhão, e a SES monitora 10 casos confirmados por laboratório.

Atualmente, o Maranhão possui dois Centro de Testagem do Maranhão, localizados na Policlínica Diamante e Viva Beira-Mar. Estes serviços da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. Os Centros de Testagem funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.