Atualização

Segundo a SES, os 10 casos de coronavírus no Maranhão são de São Luís

A SES afirmou que, por inconsistência no sistema, um caso foi notificado na cidade de Imperatriz como sendo a mulher, de 28 anos, que na verdade é residente em São Luís.
Liliane Cutrim/Imirante.com 26/03/2020 às 18h30

SÃO LUÍS – Em novo boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou que houve o registro de mais dois novos casos de coronavírus no Maranhão, totalizando 10 casos confirmados da doença no Estado. Ao todo, 728 casos suspeitos são acompanhados em 77 cidades do Maranhão.

A SES afirmou que os dois novos casos foram registrados em São Luís: um homem de 55 anos, com histórico de viagem para Europa (Amsterdam, Paris, Bélgica); e uma mulher de 28 anos, com histórico de viagem para São Paulo.

Em relação ao caso do médico Luciano Danda, que veio de São Paulo para Imperatriz e testou positivo para a doença, a SES afirma que o médico realizou o teste fora do Maranhão, por isso, o caso foi notificado pelo estado de São Paulo, onde o médico reside. Mas, por se encontrar no Maranhão, a equipe do CIEVS Estadual passa a monitorar o caso confirmado, que permanece em isolamento domiciliar e apresenta quadro estável.

O secretário estadual de Saúde, Carlos Lula, em entrevista à TV Mirante no fim da manhã desta quinta, também falou sobre o caso do médico, ratificando que ele não vai entrar na lista de casos confirmados de coronavírus no Maranhão.

“Esse caso do médico a gente vai entrar em contado com ele hoje, para ver se ele precisa de alguma ajuda nossa. Ele é residente em São Paulo, trabalha em São Paulo e fez o teste lá. Ele viajou para Imperatriz para ficar com a família e recebeu o resultado já estando na cidade de Imperatriz. Nesse caso, o caso conta para São Paulo e não para o Maranhão. Mas a gente vai entrar em contato com ele e colocar a vigilância epidemiológica do estado à disposição, para caso ele precise de alguma coisa", explicou Carlos Lula.

Sistema de notificação

Em boletim divulgado na tarde desta quinta-feira (26), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez uma correção sobre o caso da mulher infectada com coronavírus, que foi apontada com sendo de Imperatriz. Segundo a SES, na noite dessa quarta (25), o Ministério da Saúde anunciou a mudança na plataforma de formulários para notificação de casos do Covid-19. Por inconsistência do sistema, um caso positivo foi notificado na cidade de Imperatriz como sendo a mulher, de 28 anos, que na verdade é residente em São Luís.

Portanto, Imperatriz continua, oficialmente, sem nenhum caso confirmado de Covid-19. Os 10 casos registrados no estado são de São Luís.

PERFIL DOS CASOS CONFIRMADOS

Homens

Homem, de 69 anos (1º)

Homem, de 66 anos (3º)

Homem, de 43 anos (7º)

Homem, de 57 anos (8º)

Homem, de 55 anos (9º)

Mulheres

Mulher, de 37 anos (2º)

Mulher, de 70 anos (4º)

Mulher, de 72 anos (5º)

Mulher, de 76 anos (6º)

Mulher, de 28 anos (10º)

Monitoramento

De acordo com a SES, os dez casos confirmados no Maranhão seguem em isolamento domiciliar, apresentam quadro estável e são monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS). A Secretaria informou, ainda, que desde o início do monitoramento, registrou 1.035 casos de possível infecção por Covid-19. Destes, 297 casos foram descartados. Até o momento, 728 casos suspeitos são acompanhados por equipes do CIEVS, em 77 cidades do Maranhão, e a SES monitora 10 casos confirmados por laboratório.

Atualmente, o Maranhão possui dois Centro de Testagem do Maranhão, localizados na Policlínica Diamante e Viva Beira-Mar. Estes serviços da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) estão recebendo casos suspeitos de Covid-19 para a coleta de material para a realização dos exames laboratoriais e orientações sobre as medidas que devem ser tomadas até o resultado do exame. Os Centros de Testagem funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Veja o detalhamento dos casos confirmados, suspeitos e descartados no Maranhão

Foto: Divulgação/SES.
Foto: Divulgação/SES.
Foto: Divulgação/SES.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante no Twitter, Instagram, curta nossa página no Facebook e se inscreva no nosso canal no Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do WhatsApp pelo telefone (98) 99209-2383.

© 2019 - Todos os direitos reservados.